Wednesday, August 31, 2011

Um Brilho que nem todos Enxergam a Água


Água é vida
Nosso planeta líquido brilha, como uma safira azul macia na dura escuridão do espaço. Não há nada como ele no sistema solar. Por causa da água (John Tood).
A água responde pela beleza e pela vida no planeta. Por isso não é exagero chamar a Terra de planeta água. Essa é a nossa casa – Planeta Água. Somos cidadãos do mundo, predestinados a cuidar dele, se é que queremos continuar nele vivendo. Cuidar da água é cuidar da casa, do planeta e das intricadas teias de relações que tornam a vida possível e o Planeta Azul belo, apesar de tudo.
O século XX nos ensinou que a natureza tem limites e que, se continuarmos neste ritmo de destruição, será necessário recursos correspondentes a vários planetas Terra para manter o atual estilo de vida de alguns países ricos. E isso não é possível. Porque só nós brilhamos na escuridão do espaço. Só existe um Planeta Água que é a Terra no sistema solar. Portanto, só nos resta aceitar a missão de cuidar da vida, de sermos cuidadores das águas, dos solos, do ar e de toda diversidade de vida. E para cuidar, nada melhor do que conhecer.
Aprendemos desde cedo que a água existente no Planeta daria para cobrir três vezes a área de terras e rochas. Então, por que nos preocuparmos com a água? A água forma a hidrosfera e é a substância mais abundante no planeta. Ela cobre 77% da superfície da Terra e está nos oceanos, mares, rios, pântanos, lagos, geleiras e calotas polares. Veja a tabela 1 mostrando o tamanho das áreas ocupadas pelas águas no planeta como um todo. A soma de todas essas áreas nos daria uma visão aproximada do tamanho da hidrosfera.
Tabela 1 – Águas marinhas e doces do Planeta e as áreas por elas ocupadas.

Águas Marinhas e Águas Doces
Áreas Ocupadas
Oceanos e mares
Calhas de rios e pântanos
Calotas polares e geleiras
Lagos
361,3 milhões de km2
17,5 milhões de km2
16,3 milhões de km2
2,1 milhões de km2
Fonte: REBOUÇAS, Aldo. Águas Doces no Brasil, 2006
                                    
A litosfera corresponde às áreas de rochas e solos e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. De fato, esses espaços não são camadas ou esferas separadas, eles se integram e formam o todo Terra. Já a biosfera é a cobertura fina de vida da Terra e é representada por toda diversidade de organismos vivos: unicelulares, fungos, plantas e animais.
É importante compreender que essas esferas que formam o planeta estão sempre em profunda troca de matéria e energia, tudo impulsionado pelo Sol. É o sol que faz mover o ciclo da água, é o sol que fornece energia para a fotossíntese. Essa dinâmica de funcionamento que liga os ciclos da natureza - ciclo da água, do carbono e do oxigênio - é que torna a vida possível e promove um forte entrosamento entre as camadas vivas e não vivas do planeta.
Lovelock, grande físico e primeiro cientista a alertar sobre os riscos do aquecimento global, criou a hipótese Gaia para se referir a essa estreita interdependência entre as diversas camadas que formam o planeta.  Tão interdependentes que parecem formar um só organismo vivo: Gaia, em alusão à deusa grega.
Veja o que diz Lovelock:
Gaia é um sistema em evolução, um sistema constituído por todos os seres vivos e o seu ambiente na superfície terrestre, os oceanos, a atmosfera e as rochas da crosta, essa duas partes firmemente unidas e indivisíveis. Esse é um “domínio emergente” ... um sistema que surgiu da evolução recíproca de organismos e do seu meio ambiente ao longo dos anos de vida na Terra...Essa visão analítica da Terra como um sistema único, um sistema a que chamo de Gaia, é essencialmente fisiológica. Ela tem a ver com o funcionamento de todo o sistema, e não das partes separadas.   
Ciclo da água
A água pode ser encontrada na Terra nos três estados: líquido, sólido e gasoso. A figura 1 mostra o ciclo da água na natureza. Observe com cuidado e veja que as águas dos oceanos, mares, rios e lagos são aquecidas pelo Sol passando ao estado gasoso e formando assim as nuvens. Quando ocorre o resfriamento nas camadas superiores da atmosfera, a água retorna ao estado líquido caindo em forma de chuvas ou neve. Observe que a parte da água que se evapora para formar as nuvens é também proveniente da transpiração das plantas. 
Cerca de 84% do vapor da atmosfera vem dos oceanos, o restante vem das águas interiores. É importante notar que parte da água doce que cai em forma de chuvas ou neves fica retida nas geleiras. É, pois, uma água de difícil acesso. Outra parte se infiltra no solo e vai formar os lençóis de águas subterrâneas e as reservas denominadas de aquíferos. Veja também que a água que escoa na superfície vai fluindo para formar lagos e rios e finalmente para os mares de onde retornam a atmosfera pela ação do sol. Veja que é o Sol que faz mover o ciclo da água.
O escoamento superficial das águas além de reabastecer o volume das águas de rios e lagos também provoca a erosão e vai modelando os terrenos. Podemos até dizer que a água é a grande escultora do relevo e paisagens do planeta. Observe que o ciclo da água é responsável pela renovação constante dos estoques de água do planeta. A água é um recurso renovável. 
O tempo que a água permanece na forma de vapor de água na atmosfera varia de 5 a 12 dias. Portanto, nesse tempo a água que sobe da atmosfera retorna para superfície para reabastecer o fluxo dos rios, a umidade do solo ou cair direto nos oceanos e mares. Essa água vai diluir os poluentes e outras substâncias de ocorrência natural no meio aquático.
A água que fica retida no solo é absorvida pelas raízes das plantas, circula através do caule até às folhas e outras partes verdes da planta, onde participa da fotossíntese.
A água é fundamental para a fotossíntese
A fotossíntese é um processo realizado por algumas bactérias, algas e plantas que utiliza a energia do sol para produzir açúcares e amidos a partir do gás carbônico da atmosfera e do hidrogênio da água. Os átomos de hidrogênio da água vão juntar-se ao gás carbônico, e assim produzir essas substâncias que podem se acumular nas raízes, frutos e sementes. 
Pesquisas utilizando marcadores radiativos demonstraram que todo o oxigênio liberado pelas plantas na fotossíntese é proveniente das moléculas de água que participam da fase luminosa da fotossíntese. Parte da água presente na folha pode voltar à atmosfera pelo processo conhecido como transpiração.

A vida aquática
A presença de sais, principalmente cloreto de sódio é o grande fator diferencial que cria o ambiente das águas doces e o ambiente das águas salgadas 
Em geral as águas marinhas são representadas pelos oceanos, litoral, pântanos costeiros, estuários e manguezais. As águas doces estão representadas pelos riachos, rios, lagos e lagoas e áreas alagadas interiores. Todos são espaços ecológicos onde a vida se desenvolve e constrói intricadas teias envolvendo microorganismos, vegetais e animais. Como nos ambientes terrestres, tudo é impulsionado pela luz do sol através da fotossíntese. Mas, quem faz o papel de produtor nas cadeias alimentares dos ambientes aquáticos? Ou, noutras palavras, quem são os seres do meio aquático que correspondem às plantas verdes nos biomas terrestres? 
Primeiro, para fazer o papel de produtor é preciso ter a capacidade de fazer o seu próprio alimento, ou seja, ser autótrofo. Manter sua organização interna às custas da energia do sol. Também é importante que esses seres existam em quantidade suficiente para servirem de alimento para os animais herbívoros aquáticos. Tudo isso sem causar grandes desequilíbrios populacionais no sistema aquático. Cianobactérias, bactérias, algas unicelulares, algas pluricelulares e plantas aquáticas são organismos autotróficos que nas cadeias alimentares aquáticas, desenvolvem o papel de produtores primários.

Um Brilho, aos olhos, de quem almeja esse bem natural, pode parecer loucura, mais muitos não etem o mesmo privilégio. Muitos não recebe o tratamento de água, pois não chega até certos locais aqui no Brasil, Pense antes de gastar, enquanto alguns não tem, outros desperdiça sem preocupação.

"Saudação Ambientalista" Milton.

No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews