Friday, December 2, 2011

Jardim Conceição Osasco

Olá! Amigos (as), a postagem de hoje esta relacionada há um bairro do Município de Osasco.

A problemática Urbana, entre os usos de ocupação do solo no presente e no passado, nos preocupa de uma forma especial. O jardim conceição, se encontra nesse estado decorrente de uma ocupação em 1987, o bairro não teve um planejamento e sofre com seu crescimento demográfico e expansão até os dias de hoje.

Segundo STASKI (1982), podemos avaliar esse panorama com o seguinte método:


"[...] avaliando os diversos usos do solo urbano, discute critérios para definição de áreas potencialmente informativas, através do reconhecimento dessas áreas sob os pontos de vista histórico, geográfico e ambiental.



O Mapa de Equipamentos públicos, assim como diversos mapas, estão disponíveis no link acima, e no link Prefeitura de Osasco os mesmos nos auxiliam a entender melhor sobre a infraestrutura do nosso bairro em questão, e os demais que por ventura seja objeto de estudo para os moradores de outros bairros de Osasco.

O jardim conceição, é hoje um bairro classificado como ZEIS, Zona Especial de Interesse Social, e existe uma legislação municipal que nos da o direito de argumentar em cima do que vamos tratar no post. O fato é o bairro é uma área sem registro imobiliário Clandestina, no âmbito jurídico não tem valor econômico nenhum. Contudo, o bairro do jardim conceição, começou a ser visto pelo poder público com olhos, diferentes após o estatuto da cidade de 2003, a lei 10.257, trouxe ao município o dever de ter seu próprio plano diretor, o qual cada município com mais de 20.000 habitantes é obrigado a ter seu plano diretor, essa lei regulamenta os art° 182/183 da Política Urbana do Solo, dado aos fatos o jardim conceição considerado como favela, ou cortiço ou área de ocupação irregular ou clandestina se encaixou na legislação específica 125/04. o então plano diretor de Osasco.
fonte: Milton

Coincidência ou não, em 2004 foi inaugurada a Fundação Bradesco no bairro, olha o progresso uma escola particular no jardim conceição, e o motivo de mostrar esses dados, é o simples fato de estar acontecendo o processo de regularização fundiária no bairro, e dos 31.000 habitantes estimativa do senso de 2010 do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, se 1% souber é muito, pois bem o fato é que um plano de regularização fundiária envolve o futuro de todos, é decidir como queremos o nosso bairro daqui 10 anos, isso é planejamento, e todos da sociedade civil moradores do jardim conceição deveriam saber e logo participar. Mas o fato não é só de falta de conhecimento da Comunidade e sim também acaso por parte dos mais poderosos, não é interesse de ninguém explicar a função de um plano de regularização, onde pode-se cobrar sabendo o poder do voto, e as melhorias para o bairro.
fonte: Milton

A foto acima, mostra um pequeno problema a questão dos resíduos sólidos e perigosos jogados em uma praça abandonada pelo poder público e ninguém faz nada, e não tem mais árvore e muito menos lazer, existe uma quadra, próximo e logo acima a Fundação e uns 300 metros o Gabam, enfim, o motivo é mostrar aos queridos moradores do conceição que podemos mudar essa questão. Sim Podemos, sou morador do Bairro, há aproximadamente 24 anos, e não me envergonho pois nasci e me criei aqui, e o lugar onde você mora jamais te fará inferior a ninguém, e digo mais se tem um povo valente é esse aqui, pois os registros dessa história comprova o que estou falando, alguns nem imagina o sofrimento que foi para hoje o bairro ter a infraestrutura que tem.
Rua Projetada 1993

 Além de um resgate histórico do bairro, esse texto tem como objetivo despertar o poder participativo da sociedade. Moradores do jardim conceição, jovens, adultos, senhores e senhoras, vamos entender e ser o que eles menos quer, referindo-nos aos políticos, e só temos a ganhar com isso.

Ao contrário do que muitos imaginam, e o discurso é esse o senhor Prefeito olhou para o jardim conceição diferente, e pretende dar o tão sonhado direito de compra e venda, o direito de posse do terreno, a escritura. Não foi a legislação 125/06, que deu esse direito e sim a lei 10.257 Estatuto da Cidade, a qual deixa bem claro que todo plano diretor assim como as Zonas Especiais de Interesse Sociais devem ter a participação da comunidade, e só por esse mínimo detalhe estamos sendo notificados e estamos sendo bajulados por alguns, partidários infiltrados e que podem até pensar que estão influenciando alguns, porém nem todos a serem meros atores fictícios ainda existe alguns, com sabedoria o bastante para não ser enganado.

A regularização fundiária no Jardim Conceição tem diversos pontos positivos e também negativos, principalmente as clarezas dos fatos. No entanto em caráter investigativo somos nós moradores que podemos ser autores dessa história ou apenas atores da história, sendo escrita da forma mais pertinente a nós sermos os menos favorecidos.

Sou Formando de Gestão Ambiental em 2011, e da Comissão de regularização do Jardim conceição, fiz um trabalho acadêmico sobre o Jardim Conceição, e a metodologia foi história de vida. Ao relatar um pequeno, texto e algumas fotos e opinião, acrescento não estou na Comissão para ser um revolucionário, nem tão pouco para ser um participante oculto. Ainda assim, não me sinto tão comprometido e nem tão representante, do mesmo jeito que não me responsabilizo pelo futuro do bairro ao qual todos são responsáveis, e para terminar esse postautoestima, mas é preciso a sua participação morador do jardim conceição.
jardim conceição 1990 próximo ao rodoanel nos dias de hoje

Agradecimentos: Aos moradores do jardim conceição mais antigos, que me proporcionaram uma pesquisa formidável e com certeza uma experiência de vida incomparável aos conhecimentos específicos de apenas bibliografias e não vou falar os nomes até por que não tenho autorização para isso, mais agradeço a todos, e com carinho obrigado e parabéns por nossa história.

APOIE ESSE TRABALHO INDEPENDENTE. ASSIM VOCÊ AJUDA A MANUNTENÇÃO DO BLOG. QUALQUER VALOR É BEM VINDO> Doação
"Saudação Ambientalista" Milton Santos.

4 comments:

  1. NOSSA QUEBRA EVOLUIUU + QUEM DIRIA

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente, pretendo continuar escrevendo sobre o bairro. Um abraço!

      Delete
  2. Muito bom,gostaria do contato do pesquisador, queria mais fotos do bairro.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Andrea. Pretendo escrever mais e postar outras fotos que disponho desta rica pesquisa. Conhece o CEU no Jardim primeiro de maio? Acredita que é interessante contextualizar a história? Tenho uma pequena participação desde a planta desse projeto, enquanto sociedade civil e membro do grupo gestor!

      Delete

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews