Thursday, July 28, 2011

Divulgando Separeolixo.com

Jornais e Sites

Nota: Protocolo incentivará logística de eletrônicos - Estado de S. Paulo de 26/07/2011
O recolhimento de equipamentos eletroeletrônicos e de medicamentos vencidos (previstos na logística reversa da Política Nacional de Resíduso Sólidos – PNRS) no Estado de São Paulo será de responsabilidade da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), entidade que reúne as empresas de destinação de resíduos. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SMA) firmou um protocolo com a Associação. O objetivo é ir além das práticas existentes hoje, com a criação de um processo de devolução, gerenciamento e destinação adequada desses resíduos, resultando num projeto pioneiro para o País. Mais detalhes na nota publicada no jornal Estado de São Paulo desta terça-feira (26/07).
Matéria: Prefeitura doa área para Central de Tratamento de Resíduos – siteregiaonoroeste.com de 22/02011 
Parceria entre empresários e prefeitura de Votuparanga (SP) permitirá a construção da Central de Tratamento de Resíduos que será iniciada em setembro e deve entrar em operação a partir de março de 2012. O novo empreendimento fará o tratamento de resíduos industriais para utilização em fornos da indústria cimenteira, o que evita a destinação desses materiais para algum aterro, contribuindo significativamente com o meio ambiente, já que esses resíduos, quando não gerenciados adequadamente, podem ser uma ameaça à saúde pública e principalmente aos recursos naturais.
Matéria: Seminário debate política para os resíduos sólidos – Valor Econômico de 21/07/2011
O jornal, Valor Econômico e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) realizaram nessa quinta-feira, 21, um Seminário de Gestão dos Resíduos Sólidos e Urbano em Salvador (BA). Segundo os participantes, a implementação da política de resíduos sólidos e da logística reversa exige mais envolvimento das prefeituras, catadores de resíduos e empresas de reciclagem nas discussões e estudos realizados em Brasília pelos vários grupos de trabalho interministeriais. Veja mais detalhes na matéria do Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira (22/07), com o título: Seminário debate política para os resíduos sólidos.
Matéria: Reciclagem Invisível – Correio Braziliense de 19/07/2011
Reciclagem Invisível. Transformar toneladas de resíduos do bagaço de cana-de-açúcar, de garrafas PET e de pneus em nanotubos de carbono, produto 80 mil vezes menor do que um fio de cabelo e invisível a olho nu. Esse pode ser um passo importante do Brasil em direção ao mercado mundial de nanotecnologia, responsável pela movimentação U$S 380 bilhões. Segundo a pesquisa desenvolvida pelo brasileiro Johner Oliveira Alves, físico e mestre  em engenharia  de materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), esses materiais são muito lucrativos por serem utilizados nas indústrias de alta tecnologia, como elevado custo de produção e de comercialização. Veja mais detalhes na matéria publicada no Correio Braziliense, do dia 19/07.
Matéria: Logística Reversa – Jornal de Brasília de 19/07/2011
No Distrito Federal, apenas um em cada quatro pneus descartados tem destinação correta. Isso corresponde a 25% dos cerca 1500 pneus que são jogados fora diariamente e recolhidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). As pilhas de pneus, que chegam a 10 metros de altura, muitas vezes tem de ser queimados, trazendo riscos de incêndio no período de seca, ou servir de foco para o mosquito da dengue, nos períodos de chuva. Entre as alternativas buscadas pelo SLU, sem que a natureza seja agredida, diz respeito ao trabalho de Logística Reversa, quando o fabricante recebe de volta os pneus que não têm mais serventia. Com isso, a própria indústria fica responsável pela reciclagem do produto usado. Outras informações na matéria do Jornal de Brasília, do dia 19/07.
Estado de S. Paulo de 09/07/2011
A Prefeitura Municipal de São Paulo sai na frente no combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil. Atendendo às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a instalação de centrais de triagem e reciclagem nos aterros,  um novo contrato deverá ser firmado com as empresas de limpeza urbana para obrigar a retirada dos entulhos abandonados em áreas impróprias. Estima-se que, a cada dia, são descartados irregularmente 17 mil toneladas de entulho no estado. O assunto foi tema do editorial do jornal O Estado de São Paulo, no dia 9 de julho, com o título: A gestão do entulho.
O Globo de 14/07/2011-  Faça sua parte (Eco Verde)
Começou a ser veiculada esta semana uma nova campanha do Ministério do Meio Ambiente chamada “Separe o lixo e acerte na lata”. A iniciativa tem como objetivo incentivar os consumidores brasileiros a separar o lixo domiciliar e é uma das ações previstas na Nova Política de Resíduos Sólidos, sancionada em dezembro. Para participar, não é preciso ter em casa aquelas latas azuis, amarelas, vermelhas e verdes, que simbolizam os resíduos recicláveis. Basta separar o lixo seco (plástico, papel, vidro e metal) do lixo úmido (restos de alimentos). Facilita a vida dos catadores, gera empregos e poupa recursos naturais. Mas não esqueça que, antes de reciclar, é preciso repensar o consumo, reduzir o desperdício e reutilizar produtos e embalagens sempre que possível. O planeta agradece.
O Blog, a fim de contribuir com a divulgação do site: (separeolixo.com), nesse post apenas divulgando na integra um dos textos do site, para maiores informações a respeito do programa do Ministério do Meio Ambiente, peço aos interessados a todos ajudar nesta campanha, onde os beneficiados são todos.
A dificuldade de acesso a informações é clara em todos os segmentos, difícil é você saber que mesmo que mínima sua atitude, aparentemente sem muita importância em sua visão, faz toda a diferença com o senso comum em fazer “sua parte”. Contudo, o que ganhamos fazendo nossa parte, o Mundo é bem mais além, do que o nosso próprio espaço, o Meio Ambiente é muito mais amplo que o nosso pensamento. Divulgando. Separe o lixo acerte na lata.
“Saudação Ambientalista” Milton.

No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews