Wednesday, August 17, 2011

Ecossistema Aula FDR


Ecossistema (do grego oikos = casa e sistema = sistema onde se vive) designa o conjunto formado por diversos componentes (clima, solo, água, temperatura, fauna, flora, microorganismos, etc.) atuando para produzir um sistema estável, no qual o intercâmbio de nutrientes e energia constituem circuitos fechados. 
Em 1935,
 Arthur Tansley utilizou este termo, pela primeira vez, para designar o conjunto de organismos que interagem com o ambiente físico onde residem. As plantas, os animais e os microorganismos constituem os componentes bióticos; enquanto a água, o ar, o solo, o clima, entre outros, representam os componentes físicos ou abióticos.
Arthur
George Tansley (1871 - 1955) foi um botânico inglês, pioneiro na ecologia das plantas.

Os diferentes ecossistemas são caracterizados através de seus atributos e interações peculiares relacionadas com as interações de seus componentes bióticos e abióticos. Entretanto, há dois processos básicos que são comuns a todos: o fluxo de energia e matéria e a reciclagem de nutrientes, como mostra a figura 1. 
            Todo ecossistema natural, principalmente os terrestres, apresentam uma fonte de energia que alimenta o ecossistema (o Sol), fazendo com que os produtores (as plantas) assimilem esta energia e pelo processo fotossintético, produzam matéria (biomassa) que vai servir para os consumidores (animais) em seus vários níveis, como alimento.
 
Os resíduos produzidos pelos consumidores vão ser reaproveitados pelos decompositores (micro-organismos do solo), que irão devolver novamente todos os elementos químicos presentes na matéria (fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cobre, etc.) ao solo de onde as plantas novamente os irão retirar. Este ciclo se repete natural e de forma indefinida, mas o homem costuma quebrar este equilíbrio e aí começam os problemas ambientais que posteriormente vamos sentir. 
 
A sequência hierárquica de organismos que se alimentam uns dos outros, em um vínculo interligado de
 nichos ecológicos, é denominada cadeia alimentar (figura 2). 
Nicho Ecológico representa o conjunto de atividades que a espécie desempenha, incluindo relações alimentares, obtenção de abrigos e locais de reprodução; ou seja, é o modo de vida de cada espécie no seu habitat.
A cadeia alimentar é composta por organismos: produtores (
autotróficos), consumidores (heterotróficos) e decompositores. Os organismos produtores (plantas, algas e fitoplâncton) transformam a energia luminosa, através do processo fotossintético, em moléculas orgânicas (energia química).
São organismos capazes de sintetizar a matéria orgânica partindo do meio inorgânico.
São organismos que não sintetizam a matéria orgânica. Logo, esta é adquirida através do consumo de outros organismos.
Moléculas orgânicas apresentam, em suas estruturas, átomos de carbono (C), contendo inúmeras ligações químicas.
Em ambientes desprovidos de luz (cavernas, por exemplo) encontram-se os organismos microscópicos quimiossintetizantes, os quais produzem moléculas orgânicas, através de reações químicas entre as moléculas inorgânicas. Assim, a energia química, que é produzida pelos organismos produtores, passa para um nível superior da cadeia alimentar através da dieta dos consumidores de 1ª ordem (herbívoros), que passam a energia para os de 2ª ordem (carnívoros), 3ª ordem (carnívoros) e assim por diante, gerando um fluxo de energia.
Os organismos decompositores são seres microscópicos, geralmente fungos, que se alimentam de organismos mortos promovendo a quebra das moléculas orgânicas em moléculas inorgânicas, as quais podem ser reutilizadas pelos organismos produtores, sendo este processo conhecido como ciclo biogeoquímico.
A composição de um ecossistema completo compreende as substâncias orgânicas e inorgânicas do meio, juntamente com organismos: produtores, consumidores e decompositores. Em outros ecossistemas estas três categorias não se encontram, obrigatoriamente, representadas. Em particular, os ecossistemas menores não possuem organismos produtores, portanto, dependem dos ecossistemas vizinhos.

No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews