Saturday, August 6, 2011

Entrevista Washington Novaes. Concedida 03/08/2011

Sobre o Entrevistado,

Washington Novaes está no mundo do jornalismo há mais de 50 anos, tratando de diversos temas com destaque o Meio Ambiente e Povos indígenas. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1957 o jornalista é um exemplo para os que buscam informações e estudos relacionados ao Meio Ambiente. Atualmente, é colunista dos Jornais Estado de São Paulo e O Popular.Washington Novaes
Um bate papo, podemos considerar assim, uma pessoa com histórico de integridade e cultura impressionante, presenteou todos os leitores com opiniões sobre diversos temas, e o Meio Ambiente sendo o nosso foco principal.
Agradecimentos; Como administrador do blog, sem fins lucrativos buscando informações e apenas compartilhando com imenso prazer, sou grato por uma oportunidade única, em conseguir uma entrevista com um ícone do jornalismo, com uma gama de experiência inquestionável no ramo de Meio Ambiente.
Com orgulho Apresento um bate papo com Washington Novaes.
1.      Como grande jornalista e tendo uma vasta experiência em diversos temas, acredito que já recebeu propostas para se afiliar há um partido Político. Já foi convidado? Aceitou sim ou não?
Recebi sim alguns convites, e não aceitei. Jornalista não deve ter nenhuma aliança partidária. Ainda temos a opção de isenção, nesse caso é nosso direito.
2.      Em uma palestra no futuro dos rios em São Paulo, onde na ocasião se apresentou um estudo, sobre as condições que o esgoto tratado era devolvido aos rios em São Paulo, e 50% tratado apenas em condições Primárias. O que fazer para melhorar essa situação?
No Brasil inteiro continua o tratamento primário. Precisamos avançar muito, estudos mostram que há entre 8 a 10 %, de pessoas sem abastecimento e água tratada.
3.      A Política Nacional de Resíduos Sólidos, completou 1 ano qual sua opinião sobre a lei 12.305/10?
A lei tem muitos princípios, sem porcentagem pequena, para aterros e a coleta seletiva e compostagem. A UNESP de Indaiatuba apresentou um estudo sobre aterro. Com a compostagem os aterros durariam muito mais tempo, considerando que 60% dos lixos em aterros são orgânicos. A Política começa com um problema a incineração. É  um desperdício, muito caro para manter esta incineração.
4.      A preocupação com nossos Recursos Hídricos esta presente, em sua opinião devemos cobrar pelo uso da água?
Sim. Precisa-se usar, deve-se pagar, e tem que cobrar. O consumo de água na pecuária chega a 12%/13% aproximadamente. Esses setores desperdiçam 60 %, dos Recursos Hídricos, e ainda recebem recursos para esse desperdício é preciso cobrar desses setores. Anualmente 100 milhões de nitrogênio é a perda que temos em nossos mananciais por causa da agricultura.
5.      A Rio + 20 esta próxima, o que esperamos de evolução do Brasil no Cenário Mundial sobre as Mudanças Climáticas?
É Difícil esperar muito do órgão que administra o Meio Ambiente, (MMA) com os recursos oferecidos, podemos dizer que muito é feito, pois é meio % de verba para um assunto tão especial. O Brasil precisa entender o que representamos, Com a nossa Biodiversidade, Nossas opções de Energia limpa, nossas Florestas, temos milhares de alternativas. Somos um País privilegiado, precisamos de uma política competente.
6.      O código florestal vai ser aprovado? nossa única opção é a Presidente vetar. Qual sua opinião sobre o Texto, aprovado pela câmera?
A ciência está Cansada de Provar. Não é viável.
Muito Obrigado, Washington!
“Saudação Ambientalista” Milton.


No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews