Tuesday, November 21, 2017

Catarse de ser no espelho


Adoro poemas. Amo leituras.



E com o tempo: aprendi a passar por mim. E quando isso acontece, eu simplesmente passo: e não me conheço como era antes. Até parece um conto comigo mesmo. Mas quando menos espero “o eu” – que era antes um ser sensível e frágil – passa a me dizer que este avançou de fase: o desafio de ler a si mesmo agora se transforma em catarse.



O destino que me trata como um mero espectador se esqueceu de um exímio detalhe: sou eu a permissão para cada arte que se manifesta aqui. De repente existe entre nós um exílio, o que era para ser doce deixa de sê-lo: no primeiro choque de realidade. Talvez por saber que na vida amarga por de trás de cada sabor experimentado havia um ser, um humano, ou se preferirem um meio no todo.



Com tecido de fragmentos do eu: vivo reformulando os detalhes. São cores, que se transforma em sabores, que se tornam histórias, que na realidade são mais que palavras escritas. O reflexo de uma leitura de si: pode ser catastrófica – é precariedade do ser. Falta de leitura de si às vezes não é o melhor remédio. Com tantas tintas em um só quadro, esse pintor passa pelo social, é agora seu único traço, se o único aqui é uma mudança de freqüência, o que era pautado como trágico acaba por virar obra de arte.



Sentir. A escrita de si é sentir. Não a tome por fechada ou acabada, pois ela é cíclica e retomá-lo-á o sentimento mais calmo quando assim for necessário. Ser: pode ser tanta coisa. O detalhe de si, isso é o que realmente importa. Em meados de tanta crise, o que realmente cresceu foi esse “eu” no mundo exacerbado dentro de mim.



Gerenciar então a fortaleza é “sentir”. Sentir o momento não tem sido muito fácil. Parece um misto de acontecimentos que ao mesmo tempo me interpela a crescer, como por outro lado me deixa exaurido. Entre façanhas e méritos próprios do indivíduo, prefiro não apontar um caminho a sentir, propositalmente eu refleti no espelho, e isso só foi possível pela generosidade da consciência, que entre tantos caminhos, um deles me levou até a amizade. Se um acontecimento faz ecoar a gratidão na reflexão deste “eu” confuso, mas inteiro, que sai do meio do furacão e se volta a si, esse se traduz na amizade. Um brinde aos amigos, um brinde a nossa amizade.



Milton Lima 21-11-2017


No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews