Tuesday, February 1, 2022

Política e Sociedade #temperatura eleitoral Brasil episódio #1

Milton Lima
02-01-2022


Fevereiro de 2022.

O dia começa com a pergunta: Quem leva a eleição de 2022 no Brasil, a terceira via ou o neoliberalismo? Xeque mate, será isso o que você está pensando? Ainda não, isso mesmo, por enquanto, eu não te darei uma resposta válida. Mas o que se segue é apenas uma visão do tabuleiro e contando com a mínima – ou talvez, quem sabe, uma máxima sorte - pretensão de dar-te no famigerado jogo ético, um ganhador seja ele lá quem for ou com qualquer que seja seu adversário. E talvez porque não lembrando Racionais mc’s, a personagem ganhe casa estilo o BBB, e até prêmio de mais de milhão de reais, e assim escolher dizer “Glória, Glória, sei que Deus tá aqui, e só quem é vai sentir”, e aí escolher o primeiro ou o novo “representante da história...” E o “guerreiro de fé...” “Judas... o Juiz... Ou, o Pastor”.

No futebol, a linguagem que bem retrata o fato é: o jogo é jogado, e o peixe, é pescado. Conforme a súmula do árbitro que traz o que de desagradável por acaso veio a ocorrer no jogo, tampouco se prepara com tamanha maestria o VAR que esconde os áudios que acredite você ou não, no final do jogo dirão que foi hakeado, e por isso devem ser esquecidos entre os juízes; então por assim dizer o campo da política tem nos últimos campeonatos, sido personificado entre, ou é tudo ou é nada. E nesse percurso houve governo destituído em 2016, o que levará a oposição a ganhar no tapetão nesta minimalista ocasião, mas como isso não é um jogo de futebol, continua-se na (querida) bola rolando à democracia no teatro da política.

Se não me deixo esquecer, alguns dividem tal polarização entre esquerda e direita. Mas, o desavisado dirá e o centrão... Outro desavisado e sem o sinal de (???) dirá está na terceira via. A ideia é quase bucólica do direito natural hobbesiano, o que seria cômico se antes não fosse trágico demais. Isso de tão irônico se levará por brincadeira, por assim dizer, até lá nos meados do vencedor do final do BBB.

Queria eu poder ser mais sério no trato com a política no mês do famoso carnaval, mas como as águas de março estão a passar, e dos gregos, palavras como delta não param de chegar, vou esfriar essa temperatura, porque afinal de contas o aquecimento global está aí para os políticos do A ao Z do alfabeto em todas as línguas. De economia vão emergir chicagos boys a torto e a direita ou ainda há quem dúvida disto? A impressão no final das contas, é que a moeda será a nova criptomoeda, e como um dia sem trabalho o aposentado sem pensão já terá se dado conta do (FUDEU) quão ele está endividado, lá vai ele votar no seu futuro bucólico. 

No comments:

Post a Comment

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews