municipalidade de São Paulo, por meio da UMAPAZ - Universidade Aberta do
Meio Ambiente e da Cultura de Paz, desde sua implementação em 2006.
Nesse processo a UMAPAZ tem tido o apoio e acompanhamento da Iniciativa
Internacional Carta da Terra (www.earthcharterinaction.org), e, especialmente, de
Miriam Vilela, Executive Director of the Earth Charter International Secretary and
the Center for Education for Sustainable Development at UPEACE.
Em 2010 foram realizadas as seguintes atividades:
1. Celebração dos 10 Anos da Carta da Terra em cerimônia pelo Dia da Terra;
2. Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, de
proposição da extensão do programa Carta da Terra em Ação para outros
municípios do Estado de São Paulo;
3. Duas turmas do Programa Carta da Terra em Ação;
4. Produção de dois artigos :
a. Promoting the Earth Charter in São Paulo´s Municipal Education System
in Journal of Education for Sustainable Development, September 14,
2010 vol. 4 no. 2 235-242
(http://jsd.sagepub.com/content/4/2/235.abstract)
b. Sustentabilidade e Difusão da Carta da Terra na Rede Municipal de
Educação em São Paulo in TINOCO, J.E.P. (org) Olhares da
Sustentabilidade. Santos (SP) Editora Universitária Leopoldianum –
UNISANTOS, 2010, p. 153-165
5. Ações continuadas:
o apoio a escolas que trabalham com a Carta da Terra desde a realização,
em 2008, do Programa de Difusão da Carta da Terra na rede municipal de
educação;
o distribuição da Carta da Terra, edição da Secretaria Municipal do Verde
e Meio Ambiente de São Paulo (2.000 exemplares em 2010)
1. CELEBRAÇÃO DOS 10 ANOS DA CARTA DA TERRA
EM CERIMÔNIA PELO DIA DA TERRA
A cerimônia do Dia da Terra, 22 de abril de 2010, na UMAPAZ, integrou as
comemorações dos 10 Anos da Carta da Terra, mediante uma parceria com
Cristina Moreno, representando Miriam Vilela da Iniciativa Internacional, e a
equipe da UMAPAZ.
fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/2010_carta_da_terra
UMAPAZ.
Agradecimentos: A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, (UMAPAZ). Através de sua programação me apresentou a carta da terra, esse post tem um valor de gratidão por essa univesidade...
A vida hoje, para mim faz mas sentido...Agradeço a Daniela Piaggio, por apresentar de forma simples e humana o que significa a carta da terra.... A princípio vou escrever com o coração, e por fim escrevo com a razão. Me sinto muitas vezes frustrado (enganar a expectativa de, fazer falhar, tornar inútil, não ter o resultado que esperava, tornar inútil, malograr-se...significado de frustrar...), pois quanto maior o conhecimento maior a responsabilidade."carta da terra um de seus princípios". Saber que um sonho é possível, basta acreditar, posso contemplar nesse humilde texto, eu acreditei, agora estou aqui, escrevendo aquilo que a carta da terra, agregou na minha vida, nos meus hábitos sem demagogia....Acredito apesar de muitas vezes encurralado, em saber que não tenho a força de expressão que faça acontecer de imediato, me deparo com uma reflexão...Sonho Possível...E vou além, e creio eu vou conseguir, transformar esse frustrar em um bem comum, trazer esse conceito de cultura de paz, fazer com que meus sonhos não morram, ao primeiro não, saber que minha fantasia para muitos ilusão, no meu mundo é meu Sonho Possível, onde o que, não existe...tenho que tornar meu sonho possível...Meu Sonho é Possível. Eu Acredito. Obrigado Dani. Grato à todas as pessoas da UMAPAZ, onde tenho o prazer de frequentar, e o prazer de aprender, e o compromisso de dar continuidade nesse aprendizado. A Carta da Terra é uma lição de vida para mim. Assim término a escrita de mente e coração, e tenho o enorme prazer de apresentar nessa data de comemoração do dia da terra a carta da mesma.
O que é a Carta da Terra?
Caros leitores, a carta da terra tem uma missão a ser cumprida, procura relacionar a interdependência global, e uma responsabilidade e comprometimento de todos os povos, onde o objetivo maior é a uma sociedade global justa, sustentável e justa.
A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável.
A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.
Neste momento em que é urgentemente necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez mais necessárias, a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum em meio à nossa diversidade e adotar uma nova ética global, partilhada por um número crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento onde educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Carta da Terra oferece um instrumento educacional muito valioso.
Especial
22 de Abril, uma data com certeza inesquecível, hoje estou tendo o prazer de falar da Carta da Terra, algo que qualifico como especial. Atitudes e consciência muitos propagam, necessidades extremas, mas...Sustentabilidade, onde o Econômico, Social e Ecológico precisam estar interligados, oras ao marketing, somos sustentáveis, mas você caro leitor, está preocupado com a propaganda, será...Vejamos a Coleta Seletiva, muitos estabelecimentos adotaram as lixeiras com as cores, porém, você esta preocupado se eles separam corretamente...Pois é, nosso futuro a terra esta preocupada, onde vai o lixo que pra mim já não serve, você esta preocupada terra por que, por que tenho filhos que um depende do outro, onde o lixo jogado, no terreno pode causar a morte dos meus filhos, seja por enchente, seja por doenças de vetores, e esse lixo poderia ser reaproveitado...Você se preocupa?
A Carta da Terra é composta por Princípios, um diz assim; Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração, e outro assim Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução. Você se preocupa...Mas a Terra nos dá tudo o que precisamos, é um planeta que até hoje sabemos que só aqui, pode haver vida humana, nossa espécie não sobreviveria em nenhum outro planeta, mas o que podemos fazer...outro diz assim: Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas. Assegurar que as comunidades em todos os níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada pessoa a oportunidade de realizar seu pleno potencial. Promover a justiça econômica e social, propiciando a todos a obtenção de uma condição de vida significativa e segura, que seja ecologicamente responsável. Participação, que coisa chata o porque tenho que votar...É com todo respeito, uma sociedade unida faz valer o seu direito, e nos ainda Brasileiros, perdemos muitos empregos para estrangeiros, e não é que eles não tenha direito ao um excelente emprego em nosso País, pelo contrário se tem qualificação esta totalmente com razão em vir para o Brasil, sabe por que nós não queremos votar, não procuramos falar para o vizinho não desperdice a água, é um bem coletivo, todos precisam, não somos participativos, mas sabe qual nossa melhor frase e todos sabem de cor sou brasileiro não desisto nunca, porém, uma sociedade sustentável e pacífica, lutando por seus direitos nosso País teria tudo para se torna uma grande potência, há lembrei você não gosta de votar não se preocupa todas vão roubar, é a educação é sempre a mesma, a saúde nem se fala, pois é amigos precisamos cuidar um dos outros por que somos interligados, se eu consegui você também consegui, este tem que ser o pensamento e o nosso propósito, eu quero que meu amigo, vizinho, filho, parente, esposo, madrinha, enfim, tenha a mesma participação que eu, tenha a mesma qualificação que eu tenho, enfim, Reconhecer que todos os seres são interdependentes e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos.
2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
a) Aceitar que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais, vem o dever de prevenir os danos ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas.
b) Assumir que, com o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder, vem amaior responsabilidade de promover o bem comum.
4. Assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e às futuras gerações.
a) Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras.
b) Transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apóiem a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra a longo prazo.
Estes princípios fazem parte do I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA.
7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover o intercâmbio aberto e aplicação ampla do conhecimento adquirido.
Estes princípios fazem parte do II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA.
9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável.
11. Afirmar a igualdade e a eqüidade dos gêneros como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.
Estes princípios fazem parte do | III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA |
IV. DEMOCRACIA, NÃO-VIOLÊNCIA E PAZ
- Defender o direito de todas as pessoas receberem informação clara e oportuna sobre assuntos ambientais e todos os planos de desenvolvimento e atividades que possam afetá-las ou nos quais tenham interesse.
- Apoiar sociedades civis locais, regionais e globais e promover a participação significativa de todos os indivíduos e organizações interessados na tomada de decisões.
- Proteger os direitos à liberdade de opinião, de expressão, de reunião pacífica, de associação e de oposição.
- Instituir o acesso efetivo e eficiente a procedimentos judiciais administrativos e independentes, incluindo retificação e compensação por danos ambientais e pela ameaça de tais danos.
- Eliminar a corrupção em todas as instituições públicas e privadas.
- Fortalecer as comunidades locais, habilitando-as a cuidar dos seus próprios ambientes, e atribuir responsabilidades ambientais aos níveis governamentais onde possam ser cumpridas mais efetivamente.
- Prover a todos, especialmente a crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável.
- Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.
- Intensificar o papel dos meios de comunicação de massa no aumento da conscientização sobre os desafios ecológicos e sociais.
- Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma condição de vida sustentável.
- Impedir crueldades aos animais mantidos em sociedades humanas e protegê-los de sofrimento.
- Proteger animais selvagens de métodos de caça, armadilhas e pesca que causem sofrimento extremo, prolongado ou evitável.
- Evitar ou eliminar ao máximo possível a captura ou destruição de espécies não visadas.
- Estimular e apoiar o entendimento mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todas as pessoas, dentro das e entre as nações.
- Implementar estratégias amplas para prevenir conflitos violentos e usar a colaboração na resolução de problemas para administrar e resolver conflitos ambientais e outras disputas.
- Desmilitarizar os sistemas de segurança nacional até o nível de uma postura defensiva não-provocativa e converter os recursos militares para propósitos pacíficos, incluindo restauração ecológica.
- Eliminar armas nucleares, biológicas e tóxicas e outras armas de destruição em
massa. - Assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico ajude a proteção ambiental e a paz.
- Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.
22 de Abril o dia da terra, data comemorativa, pois todos os dias é o dia da terra, onde é o nosso lar, mas uma vez agradeço, a UMAPAZ, a Dani, por me apresentar a Carta da Terra, na Semana do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, vou realizar meu Sonho Possível vou aplicar uma Oficina no Parque, sobre a A Carta da Terra, amigos e amigas, agradeço o carinho o respeito, e peço desculpas se não correspondi as suas expectativa caro leitor, sobre a Carta é isso, somos todos iguais, não somente perante ao nosso semelhante, mas sim de todos os seres. "Mudar é difícil mas é possível" "Paulo Freire."
No comments:
Post a Comment