Espaços Verdes em Viena
Considerada a “Melhor Cidade do Mundo” para se viver pelos consultores de recursos humanos “Mercer”, Viena pode ostentar esse Título graças às políticas governamentais de preservação do meio ambiente, iniciadas em 1905 pelo então Prefeito, Karl Lueger. Constantemente aprimorando as leis ambientais e fomentando a participação da sociedade na tomada de decisões, as autoridades austríacas sempre procuraram dar qualidade de vida aos cidadãos de Viena e das demais cidades do País.
O quadro geral do planejamento de áreas verdes de Viena foi subdividido em três partes (Nordeste, Sul e Oeste). Essa divisão constitui a base para chegar a decisões sobre o planejamento ambiental. No intuito de avaliar as necessidades de determinados grupos de pessoas (Crianças, Jovens, Idosos, pessoas com necessidades especiais), foram instaurados grupos interdisciplinares de trabalho.
As áreas verdes, que englobam 50% do território vienense, são de importância Fundamental para alto nível da qualidade de vida em Viena. De acordo com as pretensões do governo municipal, elas têm que ser conservadas, ampliadas e tornadas acessíveis para toda a população. A preservação das áreas verdes, que constitui elemento central do Plano de Planejamento Urbano (2005), é executada através de limites de assentamentos e cooperação entre cidades, como a que existe entre Viena e Bratislava, capital da República Eslovaca, para manter as áreas verdes entre as duas regiões metropolitanas.
Merece destaque o chamado Cinturão Verde Viena 1995, cujos alicerces foram lançados em 1905. Esse patrimônio ambiental compreende as seguintes Unidades.
· O Monte Bisam, enquanto paisagem cultural com suas regiões vinícolas, é um ponto central no norte da cidade e ponto de partida para conexões com outras áreas verdes.
· No Leste, situa-se a “espinha dorsal” do Cinturão Verde, formada pela antiga estação de Breitenlee e o antigo aeroporto de Aspern, com ligações para as áreas agrícolas da planície de Marc;
· A Lobau (planície pluvial), que forma parte do Parque Nacional das Florestas do Danúbio;
· Das margens do Danúbio, o perímetro verde estende-se pelo cemitério Central até as áreas agrícolas de Unterlaa. Oberlaa e Rothneusiedl;
· O córrego de Liesing constitui o elo entre o cinturão e o Parque Zoológico de Lainz e a Mata Vienense;
· Por fim, outro elemento importante é o Danúbio com seus espaços de recreação.
Caros leitores, o planejamento urbano é ponto de partida para uma cidade sustentável. Viena tem um histórico de preservação em 1960, o Monte Bisam com uma área de 255 hectares, em Danúbio se encontrava em risco pelo planejamento urbano, mas foram preservados graças a medidas do governo local.
O principal foco nesse texto é mostrar aos leigos, que existem cidades com um planejamento urbano e o Meio Ambiente é considerado importante, tendo em vista uma proteção ambiental. É importante citar exemplos como o de Viena, e Colocar Políticas envolvendo o Meio Ambiente de forma a preservar as futuras gerações.
Fonte: STEP 05 (Plano Diretor de Planejamento Urbano de 2005).
Referências Bibliográficas: Espaços Verdes em Áreas Urbanas, Ministério das Relações Exteriores.
“Saudação Ambientalista”. Milton.
No comments:
Post a Comment