Caros leitores, a última matéria foi relacionada há energia nuclear, mas propriamente dita, a respeito da aprovação de Angra 3, uma usina de energia, e para maior entendimento do que é Angra 3, o objetivo desse texto é explicar, e mostrar outras alternativas de fonte de energia.
A energia elétrica nos conduz ao consumo, ao conforto logo se pressupõe o funcionamento da economia da sociedade. É ela que responde pela iluminação e pelo movimento de máquinas e de grandes números de equipamentos associados ao nosso conforto “Seres Humanos”.
Assim veremos quais tipos de fontes de energia temos, e vamos classificar algumas:
Renováveis: Energias que provém do sol, vento e a água.
Não Renováveis: Energias que provém de petróleo, gás natural e o carvão mineral.
Elementos da Natureza: Energias que provém de plutônio e o urânio.
Agora, sabemos suas classificações, diante ao meio ambiente veremos os exemplos de algumas dessas fontes de energia começando com a Energia Nuclear que provém de Elementos da Natureza.
Energia Nuclear é considerada muito perigosa, mas antes de contestar a sua eficiência, vamos entender o seu funcionamento. Pode ser uma fusão nuclear do hidrogênio ou proveniente da fissão dos átomos, tais como o plutônio, tório e urânio, considerados minerais extremamente radioativos.
Mesmo assim, a tecnologia dessa energia, também nos beneficia, em alguns casos, por exemplo; na medicina (aparelhos de radiologia e radioterapia). No entanto, é um risco usar essa fonte de energia para consumo, Eletricidade, pois a mesma pode ocasionar sérios riscos ambientais, um acidente qual vimos recentemente no Japão. Além de tudo, não se sabe o que fazer com o lixo atômico, esse possui um alto teor de radioatividade, merece um cuidado especial, devidamente tratado antes do seu armazenamento, muitas vezes esses resíduos é armazenados em containeres de metal e concreto. Caso este material entre em contato com o meio ambiente, o mesmo estará contaminado, e poderá ocorrer morte de pessoas, e outros seres vivos. A (CNEN) Comissão Nacional de Energia Nuclear é a responsável por encaminhar e administrar os depósitos intermediários e finais desses resíduos.
“A grande aposta, do crescimento é agora essa fonte de energia, porém o Brasil, nos últimos dias, e meses assim especificando, só tem deixado a desejar na matéria crescimento, há não ser que esse crescimento passe por contas bancárias, enfim, é uma forma de investimento para alguns continuarem o seu ciclo de picaretagem”.
fonte:Partido Verde
Energia Termelétrica: Energia que provém de fonte não renovável.
O Petróleo é uma matéria prima dessa proporção, não renovável, de escala muito utilizada em energia térmica. Um óleo natural, escuro, constituído de hidrocarbonetos, matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica, muito utilizado na produção de nafta, gasolina, querosene, parafina, solventes e plástico, de origem fóssil sua queima provoca a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Carvão Mineral, uma substância sólida e escura. Procedente da decomposição e combustão parcial de restos orgânicos de origem vegetal e animal, os quais sofreram soterramento e compactação há milhões de anos. O Carvão é considerado um dos piores combustíveis não renováveis, de grande risco a saúde humana seus poluentes, podendo causar chuva ácida, em virtude da grande quantidade de óxidos de nitrogênio e enxofre.
Gás Natural, uma fonte de energia termelétrica considerada limpa, pois a sua mistura de hidrocarbonetos por ser leve, seu principal constituinte é o metano, em relação ao petróleo sua combustão libera menos dióxido de carbono. Assim pode estar substituindo fontes mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão. Usando o gás natural, você protege o meio ambiente e reduz a poluição.
Biomassa, matéria orgânica, animal ou vegetal (lenha, bagaço de cana, carvão vegetal, álcool, resíduos vegetais), que pode ser convertida em combustível empregado em usinas termelétricas. As plantas, por meio da fotossíntese, captam a energia solar e a transformam em energia química, a qual pode ser convertida em eletricidade ou combustível.
Energia Eólica, uma fonte de energia limpa, disponível em todos os lugares, e é gerada pelo movimento do vento e ao se movimentarem acionam uma turbina ligada a um gerador elétrico. No Brasil, os Estados do RN Rio Grande do Norte e no CE Ceará, é grande o potencial para a produção dessa rica fonte de energia.
Energia Solar, uma fonte de energia limpa, pois não polui e não prejudica o ecossistema; renovável, abundante e permanente, o nosso país tem ótimo índice de insolação em praticamente todo território. Precisa-se investir em tecnologias renováveis, o mundo procura a evolução sem a destruição, veremos é uma das alternativas mais promissoras.
“No entanto, aqui continua a procura de pré-sal, inusitado, e a máquina continua assim mesmo contínua, sem mudanças prévias, como nunca na história desse País”
fonte:imagem
Energia Hidráulica, energia produzida no Brasil é, predominantemente, de origem hidráulica. Muito natural, pois o país possui a maior bacia hidrográfica do mundo e fez sua opção por esta matriz energética, a qual dá sustentação ao desenvolvimento nacional e responde por 75,68% do total de energia elétrica gerada no país.
Porém, com os novos hábitos de consumo, a sociedade atual não pode depender apenas da energia hidrelétrica e de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo. A Energia Hidráulica é uma fonte de energia limpa, uma fonte não poluidora.
“Crescente, vivemos uma tremenda turbulência, infelizmente a sustentabilidade corre por um lado, obscuro acreditem, é de interesse só de uma alternativa, sabe qual R$, o lucro, a intenção é boa, mas os dias passam e o que estou presenciando nesse passar de tempo é só o aumento de minha inconformidade”. Saudação Ambientalista. Milton.
No comments:
Post a Comment