Friday, September 2, 2011

Dia do Biólogo Parabéns


Parabéns aos caros Biólogos (as), Dia 3 de Setembro é o seu dia Muito Honrado de descrever um pouco de uma Palestra, que tivemos dia 2, Sexta na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Campos Vila Lobos Lapa. ”Leopoldina”.
Os Professores, de Gestão Ambiental do Campo, Convidaram alunos dos Seguintes Módulos, 4° e 2°, para uma palestra com profissionais ligados ao ramo, para dar uma ênfase maior nessa profissão e respectivamente contar o trabalho desenvolvido na Secretária do Verde e Meio Ambiente, no departamento DEPAVE, Departamento de Áreas Verdes de São Paulo.
Também representando os Biólogos, os formandos nessa área estavam presentes. O evento foi no auditório da Universidade.
Os convidados, um Engenheiro Agrônomo e uma médica Veterinária, do Depave 3 Divisão de Fauna.
A querida Veterinária, logo fez sua apresentação, e cumprimentou os futuros biólogos, e mostrou o relacionamento que tem na secretária de um grupo multifuncional, com profissionais de diversas áreas.
A divisão de Fauna tem uma divisão se encontra uma sede no Parque Ibirapuera e outra no Parque Anhanguera.
Falando de uma grande diversidade de fauna, vale lembrar que essa divisão de fauna é pioneira, buscando um sistema de maior recuperação de animais silvestres possíveis, dado o fato desses animais ainda sofrer assédio de caçadores e mesmo eventos causados por o próprio homem.
A importância desse departamento, além de monitorar a fauna existente no Estado, tem a possibilidade de reabilitar os animais aos seus devidos habitats. Em sua Apresentação a Médica Veterinária, trouxe diversos exemplos, e fotos que exemplificaram o tanto que esse departamento é importante para a fauna de São Paulo.
No parque Anhangüera, tem diversos animais, Cobras, Onça, e diversos pássaros.
Como médica veterinária, trouxe a relação de trabalho que todo biólogo deve ter nessa área a interdisciplinaridade e conviver com profissionais diferentes, trouxe uma enorme fonte de conhecimento e enriqueceu muito a palestra.
O Engenheiro Agrônomo e Mestre em Gestão Ambiental, Falou um pouco da Arborização da cidade e seus planos sustentáveis. Diretor do Depave e responsável por estabelecer um plano sustentável para a cidade informou-nos da grande dificuldade de manter os viveiros, dependendo dos compensadores ambientais. Empreendedores que desmatam uma área verde e em sua compensação é obrigado a fornecer as mudas para o depave conforme firmado em acordo com o órgão licenciador do Estado ou Município.
100% de Compensação Ambiental são de Construtoras, e até 2010 existia um enorme problema, os Empreendedores não dialogavam com o Depave, e os mesmos também contratavam empresas terceirizadas, para o reflorestamento fato esse por falta de contato muita, das mudas plantadas por esses senhores, não sobreviviam, por comprar as mais baratas e não manter um contato.
Em 2010, uma portaria deu-nos o poder de exigir dos empreendedores muda de árvores competentes a demanda do Estado. A portaria incentiva Campanha permanente de incentivo a Arborização Urbana. Agora na Lei, podemos estipular o que precisamos. Não foi uma conversa amigável, mas no final tudo se resolveu, hoje podemos e pedimos 150 espécies de muda para a cidade, porém não são todas que estão chegando, mas já é uma grande evolução, esse diálogo trouxe uma maior qualidade para urbanização da cidade.
Os empreendedores só compravam Palmeira, e no estudo temos que avaliar qual rota de Espécie precisa desse habitat, assim como coqueiro e demais árvores.
 Parabéns a todos os biólogos do Mundo.
“Saudação Ambientalista” Milton.

No comments:

Post a Comment

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews