O seguinte texto, relacionado a nossa água de cada dia, é um texto embasado no caderno de educação Ambiental Ecocidadão, autoras: Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, São Paulo 2009, Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Educação Ambiental volume 2.
O motivo, o qual nos fez bater mais uma vez nessa tecla de Educação Ambiental, e o Recurso Hídrico, tem um fundamento, a questão da Sensibilização para a questão ambiental. A suposta ideia de dar continuidade nessa área de Educação Ambiental é nossa preocupação dar ênfase nesse assunto, porém, diversos argumentos e opinião própria teria o dono dessa linhas, a respeito de recursos hídricos e educação ambiental. No entanto, vamos aos fatos e demonstrar o texto redigido em nossa humilde opinião lúcido didático e coerente das autoras citadas acima.
"[...] há cerca de 3,5 bilhões de anos os primeiros seres vivos surgiram na água. a água é uma substância composta por átomos de hidrogênio e oxigênio- por isso sua representação química h2o. A água é solvente universal, fundamental a todo o tipo de vida e está presente nos seres vivos, na atmosfera, na superfície da terra e no subsolo; e circula de forma contínua pelo planeta." ( Ecocidadão, vol.2. pag.28. 2009).
Após essas linhas, não é difícil imaginar a importância de recurso natural. Ver O futuro das águas em São Paulo 20 de março e quem sabe refletimos melhor sobre o nosso dever como Ecocidadão.
Entre os Estados a água apresenta-se em três Estados são: Líquido, em forma de Chuvas, rios e oceanos, gasoso, como nas nuvens e nos vapores; e sólido quando congelada como em geleiras ou blocos de gelo.
Essencial á vida. Alguém dúvida? No entanto, nem todos tem o mesmo privilégio de alguns, pois acreditem muitos no mundo não tem acesso a água tratada e as condições da água é uma calamidade. Portanto a água, é responsável pelo abastecimento humano, à produção agrícola e industrial, portanto a água é uma riqueza natural e insubstituível.
O Ciclo da Água
A água se movimenta-se, mudando de estado a passos sucessivos que formam um ciclo, o ciclo da água.
E assim, quando a temperatura está elevada, a água da superfície, presente nos rios, mares, oceanos e até mesmo no solo, evapora para a atmosfera. a transpiração dos diferentes seres vivos também é responsável pela formação de vapor de água. Ao encontrar as camadas de ar mais frio, esse vapor se condensa e forma as nuvens.
"[...]a água, então, volta para a superfície da terra em forma de chuva, granizo ou neve. Ao cair, uma parte vai para os mares e oceanos, outra, escoa para os rios, mas parte dela ainda se infiltra nos solos, até encontrar uma rocha impermeável, alimentando, assim, os lençóis freáticos. Os animais e plantas também utilizam essa água para manutenção de suas vidas.
A distribuição e sua disponibilidade são desiguais. Mas a princípio é isso galera, hoje o texto foi mais didático e referencial de autoras que entendem que a Educação Ambiental é o caminho, e Sou da mesma opinião, com algumas críticas e com argumentos que adquirir no âmbito da prática, pois conheço os dois lados a teoria e prática.
"Saudação Ambientalista" Milton Santos.
No comments:
Post a Comment