Friday, July 16, 2021

Cidadãos de segunda classe, por Giorgio Agamben

Cidadãos de segunda classe 

Por Giorgio Agamben

16-07-2021

testo in italiano

Tradução de Milton Lima.

 


Como vimos em toda estrutura que se instaura um regime despótico de emergência e que as garantias constitucionais são suspensas, o resultado é, como o visto pelos judeus mediante o fascismo, de uma discriminação na categoria de homens, que passam automaticamente a cidadãos de segunda classe.  É isso que aponta a criação do chamado green pass. Que se trata de opinião pessoal convencida em si mesma e não de uma certeza científica objetiva. Pois o que está sendo discutido pela comunidade científica de fato, é que existe um debate em curso sob a segurança e sob a eficácia das vacinas, que, segundo a discussão de médicos e cientistas, isto é, em si uma razão pela qual não se deve ignorar que elas foram produzidas em alta velocidade e sem uma adequada experimentação.

Mal advertindo isso aqueles que se atenham à própria libera* e fundada a convicção, que se adverte se não formos vacinados seremos excluídos da vida social. Que a vacina se transforma quase em que uma má fortuna do símbolo político-religioso voltada a criar uma discriminação entre os cidadãos é evidente na declaração irresponsável de um político, que, referindo-se aqueles que não se vacinaram, tem dito, sem corrigir-se de usar um jargão fascista: “vamos purgá-los com o green pass”. O “tessera verde” constitui aqueles que não são privados de uma estrela amarela virtual.

Trata-se de um fato cuja gravidade política não poderia ser subestimada. O que vem a ser um país ao qual por dentro cria-se uma classe discriminada? Como se pode aceitar viver com cidadãos de segunda classe? A necessidade de discriminar é antiga na sociedade. E certamente formas de discriminação estavam presentes antes nas sociedades consideradas democráticas; mas que estas discriminações de fato são sancionadas da lei, é uma barbárie que não podemos aceitar.

*nt: (libera - divindade romana, vivia simbolicamente festejada por cuidar da liberdade)

 

2 comments:

  1. Meus cumprimentos pelo trabalho.👏🏿👏🏿

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela leitura amiga! Foi um prazer fazer essa tradução!

      Delete

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews