Sunday, March 20, 2011

O Futuro das Águas em São Paulo

Realidades Maquiadas

Quinta-Feira 17 de março de 2011, evento com diversos interesses em jogo, saber o real estado e o futuro das águas em São Paulo. No Centro Comercial de São Paulo, aconteceu uma Palestra com o grande Jornalista Washington Novaes, especialista no assunto meio ambiente. O professor trouxe uma palestra rica em informações, de interesse público, abordando temas como resolver alguns aspectos abordados em sua pesquisa. A presidente da Sabesp Dilma Pena, esteve no evento, junto aos prefeitos; Luiz Marinho; Alcidez, sendo o primeiro prefeito de São Bernado do Campo, e o segundo de Mairiporã. Na banca, Marco Antônio vice presidente da Bacia Hidrográfica alto do tietê, Maria Emílio Botilho Secretária do comitê da Bacia do alto tietê.
Para se entender o Titulo Da Postagem Começamos com a Presidente da Sabesp. "Prioridades", assim ela disse:  - O governador Geraldo Alckmin, nos passou as seguintes prioridades. 1 universializar o atendimento com qualidade, 2 Disponibilizar atendimento a municípios que a sabesp não atende. 3 Atender a demanda de lixo nos municípios, 4 investir em tecnologias, Vamos Remediar o lixão Alvarenga. 100% Programa Água Limpa e mais qualidade de vida. O que vemos na prática? É acham que somos bobos, Mas a sociedade esta atenta e não cai em conversas maquiadas, presidente Dilma. (sabesp). 
W.Novaes, uma pequena apresentação só para sabermos de quem estamos falando. 
Washington participou ao longo das décadas de 1990 e 2000 de todas as mais importantes conferências sobre meio ambiente e desenvolvimento, em diferentes posições. Em 1992, esteve na Conferência do Rio como Secretário de Meio Ambiente do DF e como jornalista, escrevendo diariamente para o Jornal do Brasil. Em 1997, acompanhou a Conferência Rio+5, e em 2002 esteve na África do Sul para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável como enviado especial da TV Cultura.

Além de seus artigos semanais, hoje publicados em O Estado de S. Paulo e em O Popular, Washington é autor de vários livros: Xingu, uma flecha no coração (Editora Brasiliense, 1985), A quem pertence a informação (Editora Vozes, 1997), A Terra pede água (Edição Sematec, 1992) e A Década do Impasse (Editora Estação Liberdade, 2002). Colaborou ainda como um dos autores em: Irã, a força de um povo e sua religião (Editora Expressão e Cultura, 1979), TV ao Vivo (Editora Brasiliense, 1988), Hélio Pellegrino – A-Deus (Editora Vozes, 1989), Informação e Poder (Editora Record, 1994), Índios no Brasil (Ministério da Educação e do Desporto, 1994), Meio Ambiente no Século XXI, (Editora Sextante, 2003), Brasil em Questão – a Universidade e a Eleição Presidencial (Editora UnB, 2003), Saúde nos Grandes Aglomerados Urbanos – Uma Visão Integrada (Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde, 2003).
                                                                               fonte:http://www.washingtonnovaes.com.br/secao/biografia


Realidades Expostas

Como já temos uma pequena bibliografia, do Washington Novaes, vamos saber o por que vimos uma realidade maquiada dita pela presidente da Sabesp. O Washington  mostrou-nos algumas realidades... Na África o povo geralmente anda 30km, para buscar água em lata... Fórum Mundial da água 2009, de 600 milhões 1% do pib Mundial é investido na qualidade da água mundial 1/3 desse valor, olhem o quanto o mundo se preocupa com a água e o povo... Propostas para diminuir o consumo de água, Começando a convencer produtores a conservar seu postos de irrigação, Remunerando o dono que preservar e cuidar para que essas águas encontradas em sua propriedade não sejam contaminadas por uso indevido das mesmas. No mundo 87% tem acesso a água e coleta de esgoto, 37% não têm acesso a água de qualidade. 70% da água usada no Mundo é na área de pecuária. 47% Irrigação. 26% População. 16% Indústria. 27% Despeja esgoto nas águas. O Brasil é um privilegiado em questão de água, porém, 12% de toda água doce do mundo disponível se encontra em uma disponibilidade bem divergente do que se jus necessário. Na Mega Metrópole, como São Paulo região sudeste em uma visão geral só tem 6%, onde na Amazônia 72%, uma divisão sem medidas, por população, Rio São Francisco 2%, Rio Paraíba 2%.

Tratamento de Efluentes

Bom Washington Novaes, fez questão de lembrar a presidente da sabesp, que o esgoto (efluente), na maioria  dos tratamentos recebe o tratamento primário, onde 50% de matéria orgânica volta para os rios. Ainda dizem em recuperar a qualidade do rio tietê. me diz como? É teve muitas perguntas sem respostas pela presidente. Bom olhando a feição dela, posso deduzir que ela não tinha nem o que questionar. Apresentou dados incríveis, pasmem...Belém só 8% dos esgotos são coletados. 3% São tratados. 70% dos esgotos no brasil não são tratados. Olha outro fato interessante abordado pelo nosso querido palestrante, de muitos milhões, ou bilhões, não me recordo o numero exato, enfim, o que se era para se investir em saneamento básico o PAC, é o Programa de Aceleração do Crescimento, investiu 21% desses milhões ou bilhões, o fato é o que vamos fazer para reverter esse quadro...A só para lembrar a presidente da sabesp também não respondeu essa pergunta por que será... No Brasil temos os seguintes dados, para cada 3 municípios, só 1 recebe tratamento. São Paulo já não têm água suficiente em suas bacias para atender a população, tem que buscar água em outras bacia. Exatamente da  bacia de piracicaba, sabemos do problema que é ter de negociar com outros comitês de bacias, em fim isso é um enorme problema, a Presidente da sabesp, não respondeu também... A pesquisa do jornalista, foi apresentado como seminário, e as perguntas abordadas a presidente da sabesp, todas ficaram sem resposta. Qual o custo de buscar água em outra bacia? Vale apena? Não. Pois  acaba gastando muito mais, gasta com transporte, energia, enfim, alto custo para tal investimento, quais seriam outras alternativas...sem resposta da Presidente.

Propostas

  • Reuso da Água
  • Indústria
  • População
O Reuso da água, é uma proposta, na visão do Washington tem que ser obrigatório, pois assim, poderia-se evitar ou diminuir principalmente as enchentes. Deve-se criar uma lei, onde todos, sem exceção teriam que captar e reutilizar se necessária em regar plantas a lavar calçadas. Precisamos acabar com esse problema onde vemos muitas pessoas, varrendo a rua com água potável. Assim as pessoas depois de passada a chuva ou optava por despejar ou reutilizar de diversas formas.

Cobrança em todas as bacias pelo uso da água. São poucos os valores cobrados.
* Perigo: Aquíferos estão sendo contaminado com Agrotóxico.

Finalizando nossa postagem, gostaria de agradecer ao jornalista, que trouxe grandes informações, como estão as condições de nossas águas, pelo o Brasil inteiro. No entanto, senti falta de posicionamento da dona Dilma, pois não respondeu as nossas dúvidas, perante ao que se foi perguntado durante o seminário. É pessoal, a situação esta crítica e muitos não tem acesso as essas informações. No Momento no qual sabemos, de tais informações, cabe-nos a nós mesmos reagir, de modo a reverter esse quadro, Como?cobrando mais os governantes, precisamos saber usar a nossa força, temos força, porém, não sabemos usa-lá. Deixo uma pergunta: A água é o que pra você? Espero que entendam...

No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews