Thursday, June 23, 2011

Europa Elege Uma Capital Verde por Ano

 Anos 90.
O post de hoje é relacionado ao que esta mudando na temática ambiental. É muito comum escutar umas Palavras como Protocolo de Kyoto, Agenda 21, Conferências... Caros leitores, antes de falar do Evento C40, que reuniu representantes de diversos países, e falar do que esta sendo feito, vamos fazer um breve resumo desde a década de 90, começando com a Agenda 21.
·         Em conseqüência a Rio 92, foram elaborados os seguintes documentos:
·         - A Carta da Terra.
·         - Três convenções: Biodiversidade, Desertificação, Mudanças Climáticas.
·         - Declaração de Princípios sobre as Florestas.
·         - Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.
·         - A Agenda 21 (Base para que cada País elabore seu plano de preservação do Meio Ambiente).
Destes mencionados já se têm no blog, uma postagem sobre a Carta da Terra, um mecanismo excelente para se trabalhar a Educação Ambiental, os demais temas, não vamos detalhar, sendo assim seguiremos com a Agenda 21.
Agenda 21. O mundo precisa se comprometer com o Desenvolvimento sustentável, no Rio em 92, começou uma grande mudança de comportamento, para diminuir o Aquecimento do Planeta e o Planejamento de ocupação e a forma com que usamos os Recursos. O Brasil tendo esse compromisso começou a colocar em prática a partir do que muitos conhecemos hoje, cujo nome se diz: “Sustentabilidade”. A Conservação Ambiental, Justiça Social e o Crescimento Econômico. A princípio ação local, seguindo com a regional em busca do âmbito global.
A construção da Agenda 21 Brasileira. Contou com aproximadamente 40.000, pessoas de todo o Brasil, dando início no ano de 1996 e concluída em 2002. A agenda 21, hoje é um dos principais métodos de políticas públicas do País.
Protocolo de Kyoto. Em dezembro de 1997, cerca de 10.000 delegados, observadores e jornalistas participou desse evento realizado em Kyoto, Japão. A conferência culmina na decisão, por consenso, de adotar um Protocolo segundo o qual os países industrializados reduziriam suas emissões combinadas de GEE em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até o período entre 2008 e 2012. Esse compromisso, com vinculação legal, promete produzir uma reversão da tendência histórica de crescimento das emissões iniciadas nesses países há cerca de 150 anos.
Ações sugeridas pelo Protocolo de Kyoto
  • Aumento no uso de fontes de energias limpas (bicombustíveis; energia eólica, biomassa e solar).
  • Proteção de florestas e outras áreas verdes.
  • Otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional.
  • Diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
  • Definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).
O Protocolo de Kyoto representa um grande avanço no que se refere à proteção ambiental. Com validade até 2012, o grande desafio das Conferências realizadas nos últimos anos, tem sido elaborar um novo documento que tenha aceitação da maioria dos países. Embora não tenha obtido a aprovação de alguns países importantes como os Estados Unidos e China, o Protocolo de Kyoto chamou a atenção do mundo para os problemas ambientais e conseguiu frear a emissão de alguns poluentes.
Alguns GEE, Gases de Efeito Estufa:
è Dióxido de Carbono.
è Metano. 21x + Poluente.
è Oxido Nitroso. 310x + poluente. Ambos mais que o dióxido de carbono, CO2.
è Cloro Fluorcarbonato. CFC.
è Hidrofluorcarbonato. HFC.
è Perfluormetano. CF4.
·         Conferências. Conferência das Partes da Convenção (COP). Assinada inicialmente por 154 países, a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas entrou em vigor em 1994, quando os países signatários passaram a se reunir anualmente. No ano seguinte, 1995, em Berlim (Alemanha), iniciou-se a 1° conferência das Partes.
A 2° COP, realizada em 1996, em Genebra (Suíça). Foi aprovado o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com objetivo de criar a melhor base para lidar com decisões políticas sobre o aquecimento global. Nessa conferência foi acertado que cada país deveria ter a liberdade para escolher as soluções mais relevantes de acordo com a sua situação.
Assim ano após ano realizou-se uma conferência do clima, a COP 15, em Copenhague (Dinamarca). Reuniu chefes de 193 países com o objetivo de estabelecer um acordo com peso de lei internacional, capaz de traçar metas de redução das emissões de gases de efeito estufa e dar prosseguimento ao Protocolo de Kyoto (que expira em 2012). Seu principal objetivo foi aprovar um novo acordo climático que reduziria substancialmente as emissões de gases de efeito estufa após 2012, o que não ocorreu já que a Lei de Clima e Energia dos EUA ainda não estava aprovada. Também se discutiu parte do acordo de diretrizes para ações de adaptação às mudanças climáticas e a transferência de tecnologias dos países ricos às nações em desenvolvimento. Mereceu destaque países como a Noruega, que anunciou a meta mais elevada, um corte de 40% nas suas emissões até 2020 em relação a 1990. Em seguida, veio o Reino Unido (34%), Japão (25%) e União Européia (20%), que poderia elevar sua meta a 30%, se os outros países desenvolvidos fizessem o mesmo através de acordo oficial.
O propósito desses dados é entender o porquê das seguintes, informações de cidades sustentáveis. Contudo entender, que infelizmente não estamos preocupados com a forma que vamos continuar crescendo, planejamento sustentável, o que todos realmente buscam é o lucro. Porém chegou-se a uma conclusão, se continuar o crescimento desenfreado, sem limite não teríamos condições de vida daqui algumas décadas.
Premio para eleger Capitais Verdes na Europa.
Estocolmo  (Suécia). Foi a escolhida em 2010, a 1° Capital Verde da Europa.
Hamburgo (Alemanha). Foi a escolhida em 2011, a 2° Capital Verde da Europa.
Vitoria Gasteiz (Espanha). Foi escolhida para 2012, a 3° cidade.
Nantes(França). Foi escolhida para 2013, a 4° cidade.
Cidades Sustentáveis. Parques. A organização mundial da saúde (OMS) recomenda uma área verde de 12 m² por habitante nas cidades. Em Estocolmo, cada morador vive a menos de 300 metros de um Parque ou Reserva.
Ciclovias. Amsterdã tem cerca de 400 km de vias para ciclistas, em São Paulo tem 35,7 km. Estocolmo tem 760 km. As Bicicletas reduzem os trânsitos e emissões de Poluentes.
Energia Renovável. O uso de energia solar nas casas é uma forma de obter energia renovável e evitar o uso de combustíveis fósseis. Em Los Angels, por exemplo, o consumidor pode escolher receber energia renovável para sua casa pagando uma taxa pequena.
Rodízio. São Paulo é obrigatório. Seul é Voluntário tem desconto em estacionamento.
Pedágio Urbano: Londres e Estocolmo colocaram pedágios urbanos para quem acessar o centro. A medida reduziu o congestionamento e a poluição do ar.
Transporte Sustentável. Amsterdã há um incentivo, existem cerca de 100 pontos públicos de recarregadores de baterias com energia verde. São Paulo tem 10 ônibus que usa Etanol.
Iluminação. Semáforos em Chicago substituiu todos obteve uma economia de 85% com a tecnologia LED, em relação ao que gastava com energia elétrica por ano com a convencional.
A C40 reuniu em São Paulo, este último mês prefeitos de muitas cidades do mundo, buscando alternativas limpas, para um mundo sustentável. Procuram controlar de forma pacífica os efeitos das mudanças climáticas, assim promovendo processos de gerenciamentos sustentáveis.
Fica apenas uma pergunta, quando será que São Paulo se tornará uma Capital Verde, há acredito que Já não estarei vivo se um dia isso acontecer. O Sul do Brasil é o mais preocupado na questão ambiental, Curitiba já cresceu com seu planejamento sustentável, respeitou as margens do rio e criou os parques lineares. Maringá cidade do Paraná criou um decreto de lei e todas as casas têm uma calçada verde, enfim, aos poucos o mundo volta os olhos para o Brasil. As Multinacionais estão inseridas aqui, ainda que a nossa língua seja o Português, para se trabalhar em um estágio aqui, horas no Brasil, é necessário Inglês Fluente e Espanhol, requisitos básicos para se estagiar, com um salário de R$500,00. E Inter-Câmbio, para uma vaga um pouco melhor, o Brasil é o País do Futuro, já cantava Renato Russo, que também já Cantava Que País é Esse... Enquanto muitos já vislumbram aprender o português, e vir para o Brasil, com toda certeza será bem valorizado, nós estamos aqui olhando a Peça que esta apenas começando. E o Teatro é bem interessante, quando você já conhece o contexto. O Conhecimento é o seu aliado, contra a manipulação. O Meio Ambiente está sendo usado de muitas formas, e quem sabe o que realmente acontece por trás das Gigantes empresas, no Brasil elas não estão isentas temos a Petrobrás e outras... Apenas uma Observação, enquanto eles pensam que estão nos manipulando, acredite tudo começa a se encaixar. O que eles sabem é que os poucos que conhece a verdade precisam ser coerentes de modo a não expressar a mesma. Em qual empresa você deseja trabalhar, se a pergunta fosse assim... Qual seria a minha resposta. O ciclo é o mesmo, Dinheiro... Nem tudo que parece é realmente o que parece ser. Reflexão!!! Não espere o seu futuro chegar... “Planeje seu futuro conforme sua integridade, dinheiro não é tudo, a dignidade e sua opinião te fazem no mínimo se sentir feliz. A capacidade de escolher optar me fortalece contra a mera coincidência de não falarmos a mesma língua.”

No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews