Friday, April 19, 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA




Construindo opinião (característica intrínseca de um leitor) escrevendo, logo resistindo. Caros(as) leitores(as) com este texto, procuro relacionar a dificuldade de escrever, e resistir. Procurando (re) ler e fazer uma avaliação comparativa de cada momento, passo aqui neste espaço de trocas e compartilhamentos extrair o máximo do tempo que ainda tenho a resistir propondo. E não mais repetirei a palavra resistir, na escrita aqui proposta, pois, o texto e a chamada está bem clara a importância da leitura.
Note a imagem acima é uma mini biblioteca, pessoal e com diversos livros técnicos, a mesma já ganhou novos habitantes, que procurarei usar apenas, um autor que conheci a pouco tempo, que escreve e pesquisa sobre educação ambiental. No entanto, com objetivo de provocar e ao mesmo tempo opinar à partir de informações, que disponho na minha biblioteca pessoal, usarei mais duas fotos extraídas do banco de dados que obtenho arquivado a respeito de matérias ambientais que saíram em veículos de comunicação neste caso específico jornais, e aqui a fonte será o Estado de São Paulo (ESTADÃO).
Antes de colocar as imagens e dar continuidade na escrita reforço a ideia da importância da leitura. E digo mais: Já se perguntou o que leva uma pessoa a se expor e escrever? Será esta compreendida? Queira ou não queira serás julgado(a)? Pelo o que escreve e como escreve, independente da forma que vão lhe interpretar... Pense nisso?




3/08/2010- Data correspondente da primeira imagem. [1]
16/04/2013- Data correspondente a segunda imagem. [2]
Dada as imagens cujo cunho de importância se dá ao espaço Planeta deste Jornal já citado. A segunda imagem está em um espaço razoavelmente pequeno em espaço considerado pequeno com uma matéria no espaço planeta. A primeira diz respeito ao Código Florestal, com diversas matérias sobre o Meio Ambiente.  As duas estão no mesmo espaço, então qual leitura você faz das imagens? Como já havia lembrado propor e (...).
Poderia filosofar sim poderia, mas não é o caso. A ideia é simples conhecer o que se lê e procurar ir além. As imagens me deram a chance de escrever a partir das mesmas sobre a importância da leitura. E me propondo a dialogar com o/a(s) leitor(es/as) uso o recurso da imagem para dizer uma opinião que traduz na proposta pelo espaço de comunicação que o blog procura ocupar.
Então somente duas imagens podem realmente representar aquilo que pretendo dizer com a importância do ato de ler da chamada do Texto: A Importância da Leitura. É suficiente?
Como já havia comentado antes, procurarei explicitar em forma de construção do ser/político/cidadão/formador/de/opinião a leitura que faço das imagens.
Partindo para o novo habitante da minha biblioteca que usarei neste texto o autor Valdo Barcelos, traz uma reflexão que tomarei emprestado para explicar a minha motivação para escrever, e correr tal risco é antes de tudo uma consequência da razão. Especialmente quando sabe-se escutar. (BARCELOS, pag.23, 2008) diz: Considero escutar muito diferente de ouvir- “Ouvir, ouvimos muita coisa, e o tempo inteiro”. Já escutar- “Do latim auscultar: atentar para aquilo que vem de dentro.”  
Educação Ambiental o autor escreveu o livro sobre princípios, metodologias e atitudes sobre o tema, o qual se encontra no meu acervo pessoal e já tive o prazer de ler. O tema de Educação Ambiental, onde fala-se muito hoje em dia. E assim como tomei emprestado o que disse o Barcelos[3] escutar é diferente de ouvir. Então a forma até particular de caminhar neste espaço (blog) do escutar aquilo que vem de dentro.
Assim o saber vem à tona trazendo consigo a leitura de fatos, acontecimentos, diferenças e principalmente de práticas. E usando ainda o autor (Idem), para indicar o que procuro dizer:
A expressão saber aqui tomo emprestada de Paulo Sarmento Guerra (2001). Para este autor saber é o meu repertório de conhecimentos- os livros que li, os quadros que vi, as músicas que ouvi, as conversas de que participei, etc.- é aquilo de que posso lembrar. É um repertório pessoal e intransferível. Só eu sei o que sei. Ninguém saberá o que sei. Já o conhecimento é o que sei em conjunto com os outros. O saber é individual, o conhecimento coletivo, social, só se alcança pela troca de saberes.



[1] Cientistas querem contribuir com o debate do novo Código florestal, (Estadão, Vida A19) Terça-Feira 3 de agosto de 2010.
[2] Camarões são achados mortos em S. Sebastião, (Estadão, Vida A15) Terça-Feira 16 de Abril de 2013.
[3] BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: Sobre princípios, metodologias e atitudes. Rio de Janeiro, Rj: Vozes, 2008. 119 p.

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