Construindo
opinião (característica intrínseca de um leitor) escrevendo, logo resistindo. Caros(as)
leitores(as) com este texto, procuro relacionar a dificuldade de escrever, e
resistir. Procurando (re) ler e fazer uma avaliação comparativa de cada
momento, passo aqui neste espaço de trocas e compartilhamentos extrair o máximo
do tempo que ainda tenho a resistir propondo. E não mais repetirei a palavra
resistir, na escrita aqui proposta, pois, o texto e a chamada está bem clara a importância da leitura.
Note
a imagem acima é uma mini biblioteca, pessoal e com diversos livros técnicos, a
mesma já ganhou novos habitantes, que procurarei usar apenas, um autor que
conheci a pouco tempo, que escreve e pesquisa sobre educação ambiental. No
entanto, com objetivo de provocar e ao mesmo tempo opinar à partir de
informações, que disponho na minha biblioteca pessoal, usarei mais duas fotos extraídas
do banco de dados que obtenho arquivado a respeito de matérias ambientais que saíram
em veículos de comunicação neste caso específico jornais, e aqui a fonte será o
Estado de São Paulo (ESTADÃO).
Antes
de colocar as imagens e dar continuidade na escrita reforço a ideia da
importância da leitura. E digo mais: Já se perguntou o que leva uma pessoa a se
expor e escrever? Será esta compreendida? Queira ou não queira serás julgado(a)? Pelo o que escreve e como escreve, independente da forma que vão lhe
interpretar... Pense nisso?
3/08/2010-
Data correspondente da primeira imagem. [1]
16/04/2013-
Data correspondente a segunda imagem. [2]
Dada
as imagens cujo cunho de importância se dá ao espaço Planeta deste Jornal já
citado. A segunda imagem está em um espaço razoavelmente pequeno em espaço
considerado pequeno com uma matéria no espaço planeta. A primeira diz respeito ao
Código Florestal, com diversas matérias sobre o Meio Ambiente. As duas estão no mesmo espaço, então qual
leitura você faz das imagens? Como já havia lembrado propor e (...).
Poderia
filosofar sim poderia, mas não é o caso. A ideia é simples conhecer o que se lê
e procurar ir além. As imagens me deram a chance de escrever a partir das
mesmas sobre a importância da leitura. E me propondo a dialogar com o/a(s)
leitor(es/as) uso o recurso da imagem para dizer uma opinião que traduz na
proposta pelo espaço de comunicação que o blog procura ocupar.
Então
somente duas imagens podem realmente representar aquilo que pretendo dizer com a
importância do ato de ler da chamada do Texto: A Importância da
Leitura. É suficiente?
Como
já havia comentado antes, procurarei explicitar em forma de construção do
ser/político/cidadão/formador/de/opinião a leitura que faço das imagens.
Partindo
para o novo habitante da minha biblioteca que usarei neste texto o autor Valdo
Barcelos, traz uma reflexão que tomarei emprestado para explicar a minha
motivação para escrever, e correr tal risco é antes de tudo uma consequência da
razão. Especialmente quando sabe-se escutar. (BARCELOS, pag.23, 2008) diz:
Considero escutar muito diferente de ouvir- “Ouvir, ouvimos muita coisa, e o
tempo inteiro”. Já escutar- “Do latim auscultar: atentar para aquilo que vem de
dentro.”
Educação
Ambiental o autor escreveu o livro sobre princípios, metodologias e atitudes
sobre o tema, o qual se encontra no meu acervo pessoal e já tive o prazer de
ler. O tema de Educação Ambiental, onde fala-se muito hoje em dia. E assim como
tomei emprestado o que disse o Barcelos[3]
escutar é diferente de ouvir. Então a forma até particular de caminhar neste
espaço (blog) do escutar aquilo que vem de dentro.
Assim
o saber vem à tona trazendo consigo a leitura de fatos, acontecimentos, diferenças
e principalmente de práticas. E usando ainda o autor (Idem), para indicar o que
procuro dizer:
A
expressão saber aqui tomo emprestada de Paulo Sarmento Guerra (2001). Para este
autor saber é o meu repertório de conhecimentos- os livros que li, os quadros
que vi, as músicas que ouvi, as conversas de que participei, etc.- é aquilo de
que posso lembrar. É um repertório pessoal e intransferível. Só eu sei o que
sei. Ninguém saberá o que sei. Já o conhecimento é o que sei em conjunto com os
outros. O saber é individual, o conhecimento coletivo, social, só se alcança
pela troca de saberes.
[1]
Cientistas querem contribuir com o debate do novo Código florestal, (Estadão,
Vida A19) Terça-Feira 3 de agosto de 2010.
[2] Camarões
são achados mortos em S. Sebastião, (Estadão, Vida A15) Terça-Feira 16 de Abril
de 2013.
[3] BARCELOS,
Valdo. Educação Ambiental: Sobre princípios, metodologias e
atitudes. Rio de Janeiro, Rj: Vozes, 2008. 119 p.
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