Tuesday, July 27, 2021

O século para refletir o porque esquecemos os nossos mortos - ano 21

 

Século XXI – ano 21 e o esquecimento dos mortos

Por Milton Lima

 



É preciso ler muito para refletir o que de verdade importa. Se o mundo fosse imaginado como uma caverna pra cá de Platão, e aqui entre nós, a filosofia não teria espaço para os mortos. Veja que meu foco é afirmativo e acredito de verdade que é preciso ler muito para refletir os mortos. Mas tal mundo é composto por culturas diversas, alguém poderia dizer, e por isso, cada qual deveria refletir o seu mundo imaginado e construído, certo? Não. Não estou interessado (Alô Belchior) em nenhuma teoria que não recorde seus mortos sobre o papel com o qual seu progresso os iluminava de corpos dóceis às palavras de salvação tecnológica. Não?

Bem se Foucault trouxe a luz seu lado profético ao classificar Deleuze como o filósofo do século XXI, antes mesmo deste começar (veja a ousadia de Michel), talvez esse bem pudesse ser luz senão houvesse o que a história chama de . E não estou refletindo aqui a profecia, mas sim o ano 21 deste século XXI da biopolítica e da necropolítica (Mbembe é bem vindo à discussão), e com o brutalismo diria o próprio filósofo africano não nos permite respirar. Hannah Arendt classificou os atos de um comandante nazista como banalidade do mal, e se o bem e o mal aparecem a todo o momento no ano 21, o que se esperar quando não há mortos?

A máquina e sua tecnologia presente, acredite você ou não, é composta por fases apocalípticas, quem lembrou dos seus princípios foram Hans Jonas e Günter Anders. Voltemos ao inconsciente coletivo e com este a maturidade da luta que a luta de classes encontra nas palavras de Maria Rita Kehl (que recomendo a leitura para entender tal esquecimento de agora) carece ainda de muita reflexão. E não esquecemos que a salvação é para evitar o cancelamento social, para evitar o fim dos tempos com as mudanças climáticas, e faço uma única pergunta: se não um ‘great reset’ nanochip e criptomoeda teriam sentido?

No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews