Saturday, November 24, 2012

Reeducar 2 Parte Continuação


REEDUCAR
“... não há o desejo de preencher uma função na forma majoritária, mas antes uma vontade apta para afirmar a inexistência de um mundo verdadeiro- que a comunicação, a significação e a representação exprimiriam. Por isso, essa vontade incita à invenção tornando os elementos formados de uma ecologia maior “ agentes, engrenagens conexas” , para que exprimam a invenção ou a maquinação de uma outra forma de pensar e sentir.” GODOY, p.60, 2008.

Uma forma de olhar “Pensar e Sentir”.

“... la satisfacción de esta necesidad, afirma Simone Weil, referindo-se à responsabilidade, exige que um hombre tenga que tomar a menudo decisiones em problemas, grandes o pequeños, que afectan intereses ajenos a los suyos propios, pero com los quales se siente comprometido (Weil, 1954, pag.31).

O Reeducar é uma oportunidade de criar o novo, *novo olhar* (crítico e responsável) Asi, pues, afirma categoricamente mannheim, sólo uma educación consciente de las necesidade de una sociedad de masas, que se enfrente conscientemente a los problemas de la seguridade del “ ego”, y el arraigamento de las personas podrá crear personalidades capaces de detener el crescimento de la mentalidad de masas. (Mannheim, 1953, p.293).

A Educação Ambiental transformadora e ao mesmo tempo utópica tem o papel de quebrar paradigmas, resgatar valores, os mesmos que se foram perdidos ou jamais alcançados. Nesse processo o agente transformador e educador político e/ou social, anseia (justiça social, cidadania nacional e planetária), no âmbito individual como coletivo (AB’SABER,1993, REIGOTA,1994).

E agora os Recursos Hídricos...

A partir do olhar “Político”. Com caráter informativo e não técnico, o objetivo dos conceitos aqui colocados a partir do pressuposto reeducar, tem como premissa o conhecimento disseminado no processo de Educação Ambiental como uma prática de compartilhar saberes. No entanto, o informe aqui caracterizado olhar político se limita em cada individuo transformador de sua própria história.

No começo do Texto Reeducar 1 Parte, tem uma imagem de satélite da maior Bacia Hidrográfica do Mundo, e todos sabem o que é Bacia Hidrográfica?


Bacia Hidrográfica é a área delimitada pelos divisores de água de um sistema de arroios e rios que convergem para a mesma desembocadura.


A Bacia Hidrográfica de um determinado rio pode ser compreendida como o lugar da superfície terrestre que coleta toda a água da chuva que escoa para esse rio.
Sabendo que bacia hidrográfica tem o papel de coletar água da chuva que escoa de determinado rio, por que olhar de uma forma política e por que Reeducar?

No Brasil existe uma legislação especifica sobre as águas imposta na PNRH Política Nacional de Recursos Hídricos lei 9.433/97. E Diz que:

·         A Bacia Hidrográfica é a unidade territorial para implantação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de atuação no gerenciamento da água.

·         A gestão dos Recursos Hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

E para entender o objetivo e necessidade de um novo olhar é preciso ter acesso a determinadas informações.

Situação da Água no Mundo:













Situação no Brasil:

Região Nordeste:
  •  3,3% água
  •  18,3% superfície
  •  28,91% população

Região Sudeste:
  •  6% água
  •  10,8% superfície
  •  42,65% população
Região Sul:
  •  6,5% água
  •  6,8% superfície
  •  15,05% população

Região Norte:
  •  68,5% água
  •  45,3% superfície
  •  6,98% população
Região Centro-Oeste:
  •  15,7% água
  •  18,8% superfície
  •  6,41% população



Assim é a questão hídrica no Brasil, as regiões com maior índice populacional são as que menos têm águas disponíveis. E as regiões com menor índice populacional são as que têm maior volume disponível de Recursos Hídricos. A interatividade com olhar político, olhar interno, talvez utópico o compromisso de um olhar para o coletivo.

O que os conceitos e as informações de Recursos Hídricos, passa ao individuo são problemas e dificuldades que só abrange a nossa responsabilidade enquanto ser político. E a Educação Ambiental, levanta a urgência do dialogo, da historicidade, reconhecendo o seu real papel individual mudando o comportamento e a sua atitude, a sociedade não ganha um Militante de Causas Ambientais, mas sim um ser comprometido com a manutenção da Vida (SORRENTINO, 2001).

O Reeducar como pesquisa, não considera apenas um método, não busca a consolidação de uma Educação Ambiental (Formal, Não-Formal, Informal), mas busca o compromisso com a ética e transparência em uma ruptura do monopólio do Saber. A arte de Tecer a Educação Ambiental no cenário da individualidade não esta na lógica especial do Equilíbrio Ambiental. A verdadeira arte segue o sentido do valor, atitude e compromisso (SATO, 2005).


Referências Bibliográficas

Simpósio comemorativo aos 10 anos do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (2005: São Carlos) 1. Educação Ambiental. 2. Bacias Hidrográficas. 3. Pedagogia de projetos. 4. Pesquisa participante. 5. Interdisciplinaridade. Coordenação: Carlos Eduardo Matheus... São Carlos: CRHEA/SHS/EESC/USP, 2005.


FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira/ Paulo Freire; prefácio Fundadores do Instituto Paulo Freire: organização José Eustáquio Romão; depoimentos Paulo Rosas, Cristina Helniger Freire. – 3.ed.- São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.


GODOY, Ana. A menor das ecologias/ Ana Godoy- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.


WILSON, Edward Osborne. O futuro da vida: um estudo da biosfera para a proteção de todas as espécies, inclusive a humana. Tradução de Ronaldo Sérgio de Biasi- Rio de janeiro: Campus, 2002.




2 comments:

  1. olá milton
    gostei muito do seu blog, pois a áua é mesmo um assunto emergente e essencial. super estética e feliz em ser citada por ti.

    obrigada!
    um carinhoso beijo desta sua mais nova amiga

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  2. Obrigado, pela experiência compartilhada, sou privilegiado em ser aluno do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos na USP em São Carlos.

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