REEDUCAR
“... não há o desejo de
preencher uma função na forma majoritária, mas antes uma vontade apta para
afirmar a inexistência de um mundo verdadeiro- que a comunicação, a
significação e a representação exprimiriam. Por isso, essa vontade incita à
invenção tornando os elementos formados de uma ecologia maior “ agentes,
engrenagens conexas” , para que exprimam a invenção ou a maquinação de uma
outra forma de pensar e sentir.” GODOY, p.60, 2008.
Uma forma de olhar “Pensar e Sentir”.
“... la satisfacción de esta necesidad,
afirma Simone Weil, referindo-se à responsabilidade, exige que um hombre tenga
que tomar a menudo decisiones em problemas, grandes o pequeños, que afectan intereses
ajenos a los suyos propios, pero com los quales se siente comprometido (Weil,
1954, pag.31).
O Reeducar é uma
oportunidade de criar o novo, *novo olhar* (crítico e responsável) Asi, pues,
afirma categoricamente mannheim, sólo uma educación consciente de las necesidade
de una sociedad de masas, que se enfrente conscientemente a los problemas de la
seguridade del “ ego”, y el arraigamento de las personas podrá crear
personalidades capaces de detener el crescimento de la mentalidad de masas.
(Mannheim, 1953, p.293).
A Educação Ambiental
transformadora e ao mesmo tempo utópica tem o papel de quebrar paradigmas,
resgatar valores, os mesmos que se foram perdidos ou jamais alcançados. Nesse
processo o agente transformador e educador político e/ou social, anseia
(justiça social, cidadania nacional e planetária), no âmbito individual como
coletivo (AB’SABER,1993, REIGOTA,1994).
E agora os Recursos Hídricos...
A partir do olhar “Político”. Com caráter informativo e
não técnico, o objetivo dos conceitos aqui colocados a partir do pressuposto
reeducar, tem como premissa o conhecimento disseminado no processo de Educação
Ambiental como uma prática de compartilhar saberes. No entanto, o informe aqui
caracterizado olhar político se limita em cada individuo transformador de sua
própria história.
No começo do Texto Reeducar 1 Parte, tem uma imagem de satélite
da maior Bacia Hidrográfica do Mundo, e todos sabem o que é Bacia Hidrográfica?
Bacia Hidrográfica é a área
delimitada pelos divisores de água de um sistema de arroios e rios que convergem
para a mesma desembocadura.
fonte: Site da imagem
A Bacia Hidrográfica de um
determinado rio pode ser compreendida como o lugar da superfície terrestre que
coleta toda a água da chuva que escoa para esse rio.
Sabendo que bacia hidrográfica
tem o papel de coletar água da chuva que escoa de determinado rio, por que
olhar de uma forma política e por que Reeducar?
No Brasil existe uma
legislação especifica sobre as águas imposta na PNRH Política Nacional de
Recursos Hídricos lei 9.433/97. E Diz que:
·
A Bacia Hidrográfica é a unidade territorial
para implantação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de atuação no
gerenciamento da água.
·
A gestão dos Recursos Hídricos deve ser
descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e
das comunidades.
E para entender o objetivo e
necessidade de um novo olhar é preciso ter acesso a determinadas informações.
Situação da Água no Mundo:
Situação no Brasil:
Região Nordeste:
- 3,3% água
- 18,3% superfície
- 28,91% população
Região Sudeste:
- 6% água
- 10,8% superfície
- 42,65% população
Região Sul:
- 6,5% água
- 6,8% superfície
- 15,05% população
Região Norte:
- 68,5% água
- 45,3% superfície
- 6,98% população
Região Centro-Oeste:
- 15,7% água
- 18,8% superfície
- 6,41% população
Assim é a questão hídrica no
Brasil, as regiões com maior índice populacional são as que menos têm águas
disponíveis. E as regiões com menor índice populacional são as que têm maior
volume disponível de Recursos Hídricos. A interatividade com olhar político,
olhar interno, talvez utópico o compromisso de um olhar para o coletivo.
O que os conceitos e as
informações de Recursos Hídricos, passa ao individuo são problemas e
dificuldades que só abrange a nossa responsabilidade enquanto ser político. E a
Educação Ambiental, levanta a urgência do dialogo, da historicidade,
reconhecendo o seu real papel individual mudando o comportamento e a sua
atitude, a sociedade não ganha um Militante de Causas Ambientais, mas sim um ser
comprometido com a manutenção da Vida (SORRENTINO, 2001).
O Reeducar como pesquisa,
não considera apenas um método, não busca a consolidação de uma Educação
Ambiental (Formal, Não-Formal, Informal), mas busca o compromisso com a ética e
transparência em uma ruptura do monopólio do Saber. A arte de Tecer a Educação
Ambiental no cenário da individualidade não esta na lógica especial do
Equilíbrio Ambiental. A verdadeira arte segue o sentido do valor, atitude e
compromisso (SATO, 2005).
Referências
Bibliográficas
Simpósio comemorativo
aos 10 anos do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos
Hídricos (2005: São Carlos) 1. Educação
Ambiental. 2. Bacias Hidrográficas. 3. Pedagogia de projetos. 4. Pesquisa
participante. 5. Interdisciplinaridade. Coordenação: Carlos Eduardo Matheus...
São Carlos: CRHEA/SHS/EESC/USP, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira/ Paulo
Freire; prefácio Fundadores do Instituto Paulo Freire: organização José
Eustáquio Romão; depoimentos Paulo Rosas, Cristina Helniger Freire. – 3.ed.-
São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
GODOY, Ana. A menor das ecologias/ Ana Godoy- São
Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
WILSON, Edward
Osborne. O futuro da vida: um estudo da biosfera
para a proteção de todas as espécies, inclusive a humana. Tradução de
Ronaldo Sérgio de Biasi- Rio de janeiro: Campus, 2002.
Contato: miltonpalmeiras@yahoo.com.br
olá milton
ReplyDeletegostei muito do seu blog, pois a áua é mesmo um assunto emergente e essencial. super estética e feliz em ser citada por ti.
obrigada!
um carinhoso beijo desta sua mais nova amiga
Obrigado, pela experiência compartilhada, sou privilegiado em ser aluno do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos na USP em São Carlos.
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