Tuesday, December 20, 2011

Canadá, Vancouver, Qualidade de Vida e Transparência

O grande dialogo em pauta, é o por que os grandes, como Canadá e Japão, se excluirão do protocolo de Kioto. Se analisar os pontos fortes desse descaso, como muitos pensam ser, vamos voltar a trazer uma transparência, e não existe o descaso, mais sim os países citados, Japão e Canadá, que não participam mais do tratado, com seus argumentos bem defendidos, vamos trazer assim como falamos de Kioto, algumas postagens passadas tem exemplos de cidades sustentáveis.

A política adotada em Vancouver é diferente "Canadá". Infelizmente, a verdade tem que ser dita, transparência na Política estamos anos luz, nós brasileiros de isso acontecer. Primeiro por não termos educação para isso, e segundo o povo anda atrás de programas. Sendo que precisamos é de Políticas Públicas...

Como vamos tratar, de transparência, ainda abriremos esse espaço para criticar o Japão e o Canadá, mas antes de isso acontecer, vamos elogiar as suas atitudes e parabenizá-los por essas conquistas. Vancouver tem em seu departamento de políticas o seguinte, pensamento ser sustentáveis e transparentes, e a sua experiência em oferta e procura esta dando o que falar. Os dados relativos aos equipamentos públicos são de fácil acesso, a população e logo todos cientes do que esta sendo feito, logo se preocupam no que ainda á para melhorar. Enfim a população participando ativamente do planejamento do poder público, comporta em uma excelente qualidade de Vida.

O acesso aos dados é de extrema facilidade, em sistema de informação geográfica, os dados são de todos os cidadãos Canadenses. Eles estão divididos aproximadamente em 125 Dados, onde a cada ponto, gera um polígono e da os diversos tipos de dados.

Apesar de fatos e opiniões divergentes, é preciso dar méritos aos cidadãos canadenses e tomar como exemplo, e fiscalizar, e só assim almejar uma melhor qualidade de Vida.

No entanto, nossa realidade é tão diferente, e muito complexa. Desde 2009, existe uma lei que foi estipulado em 2003, a transparência de dados sobre os dados de equipamentos públicos, de serviços e já estamos em 2011, praticamente em 2012, e isso não saiu do papel.

São Paulo, tinha um plano de metas da prefeitura e garantia ter todos os dados disponíveis aos cidadãos, algo que não aconteceu e a nossa qualidade de vida logo continua, a cada dia pior.

Enfim, podemos tirar o exemplo de Vancouver para nos atualizar e cobrar, pela transparência do direito do Cidadão saber onde e como, esta sendo ou vai ser aplicado/investido seu dinheiro, para o bem de todos.

"Saudação Ambientalista" Milton Santos.

2 comments:

  1. Obrigado pela partilha em que faz uma bela conclusão bem assim: "Enfim, podemos tirar o exemplo de Vancouver para nos atualizar e cobrar, pela transparência do direito do Cidadão saber onde e como, esta sendo ou vai ser aplicado/investido seu dinheiro, para o bem de todos.
    "Saudação Ambientalista" Milton Santos."

    ReplyDelete

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews