Monday, June 14, 2021

Henfil: O Humor Subversivo, Márcio Malta.

 Henfil: O Humor Subversivo, Márcio Malta.

Por Milton Lima

Há pelos menos duas semanas procuro as palavras para escrever em tempos bicudos. A propósito, ler é sempre um bom remédio para reviver a arte de refinar o que chega de notícia. E com tantos veraneios por aí, venho pedir com demasiada calma que o leitor e leitora, não deixem o desenho e arte desaparecer. O cartunista e cientista político Márcio Malta (seus desenhos são assinados como NICO) é o autor de Henfil: O Humor Subversivo.

A minha primeira impressão do livro é fantástica, uma obra de experiência sociológica! Quem é da área de sociologia encontrará nesta obra as bifurcações tanto para antropologia quanto para ciência política. O destaque que tomo a liberdade de apontar é histórico no ato de fazer política, primeiro percebo Maquiavel e sua carta não ao príncipe e sim ao intelectual exilado político, e mais adiante, me parece que se encontrou com Rousseau não escrevendo para Emílio ou a Educação, e sim para a terra de Maria e de Clarice, para não esquecer de Herzog. Link para o livro aqui.

Não se trata de uma resenha e sim de uma percepção de leitura e recomendação por alguns motivos que listo a seguir.

Você sabe como surgiu o movimento Diretas Já? Eu apenas digo que o livro explica, por esse e tantos outros marcos históricos na luta contra a ditadura no Brasil, que esta obra é indispensável.

Aos fãs de futebol, Henfil também explica os muitos apelidos que conhecemos hoje, de torcidas organizadas das Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Outro motivo para ler a obra de Márcio Malta. O livro traz referências da vida pessoal do mineiro Henrique Filho (Henfil), e aspectos fundamentais de como ele chegou até a sociologia, tendo um irmão sociólogo e o caminho que seguiu até chegar numa redação e desenhar os dramas sociais. O cartunista deixou um legado na história (1944-1988).

Um traço que vale o contexto é a paixão do autor do livro pelo seu Mestre. Márcio Malta no livro indica como sua trajetória fora influenciada por Henriquinho. Os desafios são acentuados, e as personagens um deleite para conhecer a resistência de tempos sombrios. O cientista político também concluiu seu doutoramento pesquisando Henfil.

O último detalhe que trago, é que além de sociologia o livro traz muita história, e não apenas brasileira, mas mundial, passa por revoluções e tem um caráter literário, a meu juízo percebo Kafka na passagem das cartas. Por fim, eu recomendo esta obra com muito entusiasmo porque, Henfil nasce e seu desenho nos convida a viver!



No comments:

Post a Comment

Martin Luther King Jr

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews