Há estamos em 2012...Janeiro, e [...] Minas Gerais....
fonte: Ouro Preto foto: EFE
Como dizia... alguns posts atrás já mencionava nesse espaço as postagens vão se dar por conta dessas trágicas noticias.
Cerca 87 cidades em Minas Gerais se encontra em estado de Emergência.
E por que passa ano e continua o mesmo problema em MG. Para Areli Nogueira Geólogo. é pelo seguinte fato.
O fim de Semana tem previsão de estiagem em minas, a empresa CEMIG Companhia Energética de Minas Gerais, se preocupa ainda com as comunidades ribeirinhas e pede atenção total para os moradores das Cidades próximas ao Rio São Francisco que fiquem atentos ao provável aumento do nível do rio.
A Empresa também já liberou parte do reservatório da Usina de Três Marias para poder manter o nível da represa. Com previsão de mais chuva forte a partir de domingo, a defesa civil diz que o rio pode alcançar um metro além do seu normal.
São muitos lugares não só em minas, é só o começo ainda falaremos muito mais a respeito de enchentes, infelizmente.
Ontem, a água começou a baixar em algumas dessas cidades, mas a situação ainda é grave. Em Guidoval, por exemplo, a maior parte da população continua isolada porque a ponte que era o único acesso à região central do município foi carregada por uma enxurrada do rio Xopotó. Alimentos, medicamentos e água potável são enviados para as vítimas por meio de barcos, helicópteros e uma corda que faz as vezes de uma espécie de teleférico.
A região metropolitana de Belo Horizonte também enfrenta problemas por causa da chuva que castigou alguns municípios no fim da tarde de ontem e na madrugada de hoje. A Prefeitura de Esmeraldas, por exemplo, também decretou situação de emergência por causa de enchentes e deslizamentos de terra que, segundo a prefeitura, derrubaram casas e destruíram acessos a comunidades da zona rural. Em Minas, a chuva já causou a morte de oito pessoas - seis delas este ano - e deixou aproximadamente 10,4 mil desabrigados (pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos) e desalojados (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares). Ao todo, 142 cidades e mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas, que já destruíram 101 casas e 89 pontes. ( Marcelo Portela.Estadão)
"Saudação Ambientalista," Milton Santos. Gestor Ambiental.
No comments:
Post a Comment