Mudanças no clima, desastre naturais, é assim que ouvimos de autoridades uma boa desculpa, ou não? Infelizmente é uma realidade dizer que muitos desses desastres naturais é falta de comprometimento de nossas autoridades. Alguém falou em desastre? Há é a força da Natureza? Será? Enfim vamos procurar ao meio dessa leitura entender alguns aspectos fundamentais desse fenômeno chamado Mudanças Climáticas.
Protocolo de Kioto. Você leitor já ouviu falar, sabe o que é o protocolo? Pois bem vejamos e entendemos. A poluição é um efeito existente a muitas décadas atrás, portanto, estudos apontaram que é preciso mudar esse ritmo. Sendo assim autoridades mundiais assinaram um acordo em 1997 por 189 nações, O Protocolo de Kioto, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 5 %. O Protocolo entrou em vigor em fevereiro de 2005 e prevê que suas metas sejam atingidas entre 2008 a 2012 quando o acordo termina. Agora meus leitores amigos, pasmem "Estados Unidos" e "China" os países mais desenvolvidos, não assinaram esse acordo. As maiores economias do mundo não pretendem aderir ao acordo e optar por salvar o planeta. Um dado curioso a China, entretanto, é o país que mais investi em energia limpa. Considera a prioridade de crescer a economia do país e o meio ambiente e mudanças climáticas deixa para depois. O Estados Unidos viu a BP, empresa de Petróleo causar o maior desastre de todos os tempos no golfo do méxico, valores estes incomparáveis, tanto que agora é agora, depois de ter ocorrido um desastre é muito mas difícil explorar petróleo nos mares americanos. China e Estados Unidos maiores emissores de efeito estufa não assinaram o acordo argumentando afetarem a economia dos países.
No começo da leitura desse texto foi mencionado desastre natural, autoridades falta de comprometimento, enfim, que interessante no Rio de Janeiro existia uma favela em cima de um aterro sanitário, onde há muitos anos atrás funcionava um lixão, porém, ninguém das autoridades sabia dos riscos que um local contaminado, traria a saúde das pessoas, que ali viviam? o mais interessante é que o governo cobrava imposto? dessa área, e quando o pior aconteceu, escuto uma frase do maior representante do povo o Presidente diz é a força da natureza? você leitor concorda? Choveu muito. sim. Mas quem não sabia que o local ali habitado não era apropriado, eu ou você, é por essa e por outras acham que somos bobos, e a culpa é da natureza.
A COP 16, no méxico em cancun não obteve um grande avanço os grandes responsáveis continuam omissos , infelizmente é a realidade e um novo acordo ainda não se foi firmado. A Mudança Climática é algo aparentemente visível, porém, muitos não sabem que o pior ainda esta por vim e algumas especulações já estão existindo, olhem bem para essa informação é chocante e analise bem, Já se pensam em morar em outro planeta, estudos e milhões e bilhões e trilhões...Muitas vezes pensamos existe ets, e nos vemos em uma situação em que, nós podemos esta destruindo nosso planeta e somos os ets, em busca de outro planeta?
Ainda é tempo, mas o ser humano que se julga tão inteligente, será capaz de lidar com um fato inusitado que é sem dúvida nenhuma sobreviver. Onde a temperatura vai aumentar, a água vai acabar, a guerra vai começar, alguém dúvida disso, é o nosso futuro é incerto, o que podemos fazer? É a resposta é você mesmo, tem que saber o que fazer? Eu sei que não vou mudar o pensamento e as atitudes de ninguém, porém, sinto-me na obrigação de deixar minhas palavras, o mundo hoje é uma incógnita...o que vai acontecer prefiro não imaginar, e sim pensar que podemos reverter esse quadro obscuro.
Saturday, December 25, 2010
Thursday, December 2, 2010
Marketing Verde
Marketing Verde
Revolução Industrial século XVIII/ XIX, Taylor viu o marketing como um serviço comercial século XX.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, algumas fases do marketing de modo geral e seu conceito.
-Mercadologia ações de mercado com visão ampla.
· Aumento da Produção
· Atrair o Consumidor
· Concorrência
O Marketing em si é basicamente isso englobado com 4p’s Preço; Produto; Praça; Promoção. Bem se falou um pouco de Marketing, enfim, o que é o chamado marketing Verde? É a onda do momento por quê? Entenda.
Pensando em mercado, hoje a sustentabilidade exerce o divisor de águas para o lucro no mundo, então é possível relacionar o econômico, social e ambiental. Ambiental o chamado Marketing verde, preciso é a ideia que o consumidor compra, porém, muitos não sabem usar essa ferramenta conhecida como onda do momento.
1. Criação, ou seja, uma comunicação presente aliada com o produto final.
2. Valor, não a moeda e sim o respeito, qualidade do serviço prestado.
3. Estratégia, pesquisar o produto agregado ao valor com o meio ambiente.
O mundo o qual vivemos, necessita de produtos ecológicos, e uma evolução técnica e constante. O produto ecológico supriu as expectativas, engloba o conceito reduzir o ciclo de vida de todos os produtos.
Um produto ecológico visa atender o interesse do consumidor, e a sustentabilidade por quê? Veja: Consciente de que a saúde do planeta e de seus habitantes depende de atitudes ecológicas, a criação, juntamente com o valor, contribui para o desenvolvimento da estratégia, e por fim trabalhar em prol de um futuro sustentável.
A nova onda do momento nos proporciona a uma cultura, que cada um deve fazer a sua parte.
O destino do lixo reciclável Alguns deles...
Material e Usos
Sacolas ou | Brinquedos | Triturados e derretidos, voltam como matéria-prima nas indústrias para fazer novos produtos. |
Caixas de | Leite e suco | O papel contido na embalagem se transforma em papel reciclado para caixas de papelão ou para escrever e imprimir. O plástico vira parafina e o alumínio assumem a forma de lingotes para uso em latas e outros produtos. |
Tubos | De creme dental | Moídos e prensados, se transforma em placas para fazer móveis, divisórias ou painéis para a construção civil. |
Papel | Papelão | Retornam para as fábricas e viram papel de embalagens ou para escrever e imprimir. |
Latas | De aço | São usadas para fazer novas latas ou compor produtos à base de aço, como automóveis. |
Latas | De alumínio | Transformam-se em lingotes para a produção de novas latas ou objetos metálicos para diversos fins. |
Garrafas | Pet | Recicladas como fibras para uso em cordas, vassouras, carpetes e tecidos. São usadas para fazer resinas e tintas ou novas garrafas |
Pilhas | E baterias | Os componentes químicos e metais, separados, são usados para fazer novos produtos. |
Computadores | E celulares | Computadores velhos podem ser dados para reutilização em projetos sociais ou desmontados para aproveitamento dos metais, plásticos e outros componentes. Celulares se transformam em novos objetos metálicos. |
Mercados verdes, Ecoturismo, Tendências da nova onda Marketing Verde.
· Orgânicos
· Ecológicos (certificados)
· Biodiversidade (madeiras certificadas).
· Infra- estrutura sustentável: Tratamento de resíduos, reciclagem.
· Tecnologias limpas: Biodiesel
· Serviços Ecoturismo, ambientais ONGs.
É um diferencial sim. Depende da sua opinião consumidora, sua informação é fundamental, o marketing verde está ainda no início, porém, é bom divulgar esse produto ecológico e com menos impacto ao meio ambiente, enfim, a informação esta aqui. O Produto com selo verde, trás no mínimo uma consciência que compramos um diferencial de mercado.
Um Produto com selo verde chamado ecológico, a onda do momento precisa de conceitos para levar tal credibilidade.
NBR ISO 14000
14040. Ciclo de vida
14041. Análise do inventário (produtos)
CERTIFICAÇÂO E ROTULAGEM AMBIENTAL.
“FAÇA SUA PARTE”.
Subscribe to:
Posts (Atom)