Sunday, February 27, 2011

Horticultura Urbana

Buscando valores no próprio interior. O interessante é saber qual o grau de valor para cada cidadão. A importância de fazer coisas talvez inviáveis, portanto, você é quem decide o que é valor. Qual sua importância? O que isso me acrescenta? A Habilidade é a forma de viver, com único objetivo ser você mesmo, não ser um ser manipulado, mas sim o ser dependente de sua própria opinião, sua própria crítica, através de informação conseguimos sair do senso comum, nos inserindo no senso crítico.
                                                    
                                           imagem: 1 Pé de goiaba o café da manhã.

 Talvez inviável... 

Imagem: 2 Depois da aula preparando a terra 

Muitas vezes ficamos distantes de oportunidades, essas que deixa-nos felizes, talvez inviável, para alguém que mora na cidade, onde se perdeu o valor pela terra, vou mais além, se perdeu o valor pelo ser. Se fosse analisar afundo a cidade, provavelmente citaria muitos exemplos; porém, mas sábio analisar, alguns fatos ora. Em uma cidade, que busca o valor, exaustivamente econômico, enfim, não cabe a mim justifica-las. 

Imagem: 3 O valor que se dá é o que se tem.

Posso afirmar, que com oportunidade o valor é justificado na pratica, o curso Horticultura Urbana, é um curso que resgata tal valor, do Homem com a Natureza. Hortas, Educação Ambiental, Há tantas maneiras de nos aproximar de nós mesmos. Fato. Digo-lhes, o caros amigos! Cada ser tem seu próprio tempo, assim também é com as plantas, árvores, animais, bactérias, e o ser Humano. O último é que mas depende de outros seres, mas por incrível que pareça, é o que menos da importância a Natureza. Quando pensamos em valor econômico, logo nos vem lucro, para tanto o homem já não segue o tempo natural, portanto, queima etapas, um processo natural demoraria cerca de duas a três semanas, para poder colher uma determinada, fruta, onde em apenas um dia, é isso mesmo um dia, estão colocando a disposição dos consumidores. Exemplo: Banana.
                                                     Imagem: 4 Morango 

Valor Qual sua importância? Para quem nunca vivenciou uma experiência assim é difícil dar tal valor. O interessante é você ter a vivência, de fato ver as coisas acontecerem naturalmente, tanto que você sente-se na obrigação de proporcionar um pouco do que você levou de conhecimento.
O prazer de ver um adubo orgânico, onde você acompanha o processo natural da compostagem, folhas, capim, restos de frutas, se tornarem terra, é impressionante esse processo.

                                          Imagem: 5 adquirindo experiência na pratica
                                                    
No curso o aprendizado foi produtivo, interessante, e muito proveitoso, sou suspeito a falar, poderia escrever muitas coisas legais do curso, mas como reservei esse post, apenas para propagar o curso, deixo aqui através do blog a dica, quem tiver a oportunidade, não a desperdice, é muito interessante, com certeza vai vim a somar com suas expectativas. Deixo o endereço e o fone, desse curso, aos interessados.
Local do Curso: Viveiro Ramá. Rua: Dourados, 7, Vila Guilhermina- próximo ao metrô. Fone: (11) 2743-8152. Curso Gratuito Horticultura Urbana e Educação Ambiental.
  
                                              Imagem: 6 Feliz e já com Saudades
Experiência e Pratica, Juntas promove o Valor.


Saturday, February 12, 2011

2° Dia de Estagiário e a 1° Trilha. "Parque Guarapiranga".


É um imenso prazer escrever esse texto... Tudo novo aquele frio na barriga, porém, os profissionais do parque tratou de acalmar os ânimos com muita informação. No começo cheguei no parque e fiz um pequeno passeio, parei próximo de uma árvore e ali respirei um ar puro e com uma qualidade ao qual não estava acostumado. Ainda tudo muito novo muitas curiosidades, afinal o meu trabalho no parque é fazer trilhas, e a 1° Trilha, foi sensacional o que no começo parecia ser difícil, os instrutores; "Domingos e Leandro"; me passaram há confiança, de que o meu trabalho vai me trazer muitos ganhos, não material, e sim profissional,  digo-lhes, por quanto ali, naquele exato momento percebia, a cada passo, a cada informação, que o meu trabalho é um ganho pessoal, saber lidar com pessoas que ali estavam, adquirindo conhecimentos, compartilhando experiências, e só para ressaltar a Trilha era só para os estagiários, enfim, uma experiência incomparável ganho esse que certeza vou levar para o meu dia a dia.

Trilha da Lagoa Vermelha. A área que se encontra no Parque Guarapiranga, hoje têm seus benefícios para a comunidade. Com seus 152 mil m², É um patrimônio da comunidade, onde os próprios se beneficiam, seja com o lazer, com a cidadania, ou até mesmo com à represa Guarapiranga, porém, veremos mais a fundo a importância da represa mais adiante. Agora o ambiente urbano estação 1. Sabe o por que o nome Guarapiranga? Não. Então vamos descobrir, Guarapiranga, em tupi-guarani quer dizer Lagoa Vermelha, o nome da trilha. A lagoa vermelha é uma das poucas áreas verdes dessa região. Guarapiranga, para quem não conhece fica na região de Santo Amaro, região Sul de São Paulo, Onde devido seu crescimento sem planejamento é uma área com muitos problemas ambientais. Hoje o poder público busca a recuperação deste território para o bem da população e preservando áreas verdes, assim garantindo uma qualidade de vida melhor para população.
                                                                                                                         
Bom galera, desculpe-me a forma que estou narrando a minha experiência, poderia ser mais objetivo, mais não seria um estagiário em seu segundo dia, e na sua 1° trilha, sendo assim, agradeço a paciência, mas vou continuar o passeio e relatando a minha experiência vivida. Estação 2°- Administração do Parque, Coleta Seletiva e Lazer, aqui nesse espaço é onde podemos notar, como o conhecimento, o desempenho, Qualidade de Vida, é essencial para um convívio exemplar para todo o entorno, e todas as classes. Conhecimento: o que o parque oferece, além da Trilha. ( Quadras Poliesportivas, Administração, Sanitários, O Prevencionista, Bosque Mata Atlântica, Prainha, Represa, Quiosque, Churrasqueiras, Playground, Campo de Futebol, Centro de Convivência). Junto a qualidade de vida e lazer, oferece educação ambiental, na forma de coleta seletiva. Containeres indicando ( vidros, papéis, plásticos e metais) podem ser reciclados. Sabemos que a destinação final do lixo é um problema, as pessoas fazendo sua parte junto ao poder público, é uma alternativa para esse problema, basta a conscientização de todos. Estação 3° Aqui nos vimos a Serrapilheira/ Entrada do bosque, vimos uma grande riqueza natural, elementos que fazem a nossa natureza bela, porém, muitas pessoas ainda por falta de conhecimento reconhece esse ciclo de maneira equivocada, onde as folhas mortas, por exemplo, são vistas como lixo e sujeira. E essa é a serrapilheira, que irá decompor-se pela ação de microorganismos e pequenos animais, seus nutrientes penetrarão no solo tornando-se um adubo natural. Note aqui a terra é mais fofa e macia. Quando cai  a chuva penetra de modo mais fácil ao solo, minhocas, oxigênio, e pelas raízes das plantas jovens, que assim podem alimentar-se, crescer e renovar a floresta. O bosque não existiria se não fosse a ação da Serrapilheira.

                                                 Imagem: 1 Mata Atlântica. Estação 4°.
                                                 Formação vegetal nativa do Brasil.


Antigamente a Mata Atlântica cobria boa parte do nosso país. Percebe-se como a mata é densa aqui. Você está dentro da Mata Atlântica, olhe em sua volta nota-se que nesse pequeno espaço existem muitas espécies diferentes. Aqui por exemplo é fácil notar a qualidade do ar, temos os líquens vermelhos, identificamos como o ar está limpo através dos líquens. Bioindicadores de poluição atmosférica, é muito difícil você encontrar líquens na cidade onde a poluição já está avançada. No caminho tive o prazer de  ver uma sábia coca, os cantos dos pássaros eram nítidos muito bom para quem vive no meio do transito, acostumado com a poluição dos rios e o barulho da cidade, escutar cânticos de pássaros é uma experiência fantástica. Ali vivenciando esse momento único, me desliguei do mundo aqui fora, é algo inovador sim. Para sua auto-estima, enfim, toda essa variedade de seres vivos- pássaros, plantas, borboletas, bromélias, trepadeiras, aranhas, líquens- e suas relações entre si e com os elementos naturais- água, solo, ar, calor- chama-se biodiversidade.

                                                  Imagem: 2 Mata Ciliar. Estação 5°.
                              Mata Ciliar, esta estação fica num dos pontos mais altos do parque.                        
                                            
O que podemos notar na imagem, é que ao fundo já avistamos a represa, importante ressaltar o papel da mata ciliar para a represa. Deste lado, a encosta é muito ingreme e a vegetação é muito importante para evitar a erosão. Com uma dinâmica podemos notar, o quanto a vegetação protege o solo. Os estagiários se juntaram e nos fizemos um circulo, como se fosse uma floresta com muitas árvores, porém, de mãos dadas, percebemos em uma ilustração que qualquer vento trazia uma sacola, lixo, esses passavam e provavelmente chegaria a represa. Assim exemplificando de uma forma dinâmica percebemos a diferença, juntos todos nós fechamos o circulo e assim não se passava mais nada. A Mata Ciliar é assim forma uma barreira, onde protege a Represa de todo o lixo, funciona como nossos cílios protegendo nossos olhos. Protege os córregos, rios, nascentes e represas. É de extrema importância para evitar erosão, pois suas raízes seguram o solo.
                                         Imagem:3 Represa Guarapiranga. Estação 6°.
                            Repare na margem oposta e nos bairros que existem do outro lado.

A Represa Guarapiranga foi construída entre 1906 e1908, para a geração de energia elétrica. Em 1934, a Guarapiranga passou a ser utilizada como reservatório de água potável para abastecimento público. Naquele tempo, esta região era ocupada por sítios e ainda existiam muitas matas.
Você está agora na margem da Represa Guarapiranga, que é Área de proteção aos Mananciais. Repare na margem oposta e nos bairros que existem do outro lado. O parque está localizado numa área muito importante para a nossa cidade, pois a Represa Guarapiranga abastece cerca de 3,8 milhões de pessoas. O instrutor passou uma informação bacana, as pessoas que utilizam dessa água da Represa, muitos as vezes são os que contaminam e alteram a qualidade da água, relatou para nós estagiários, que já presenciou e ajudou a tirar carros, sofás, camas, enfim, lixo que a própria população jogou, e com o conhecimento, a informação que a água limpa é de bem público para todos, esse conceito foi mudando, mas ainda muitos jogam seus lixo na represa.

Estação 7° Pau Brasil. É o nome popular da espécie Caesalpinia echinata, que em Tupi é ibira pitinga, que significa madeira vermelha, uma leguminosa nativa da Mata Atlântica. A exploração do Pau Brasil foi a primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses em território brasileiro. A abundância desta árvore em nossas florestas conferiu ao país o nome de Brasil. Foi nessa estação um ponto levantado por um membro do grupo, que fez a seguinte Pergunta: Hoje as empresas procuram plantar muitas mudas de Pau Brasil e isso virou moda. Será Prejudicial ter tantas árvores plantadas de Pau Brasil? O instrutor tratou de responder da seguinte forma: O que tem que se ter em mente é que o ciclo se renova, temos que ter o discernimento de associar o que é deixar a natureza agir. E tudo muda cabe a nós evoluir junto a natureza, se enquadrar a essa mudança. "Mudanças Climáticas". Por que mudar? - Por um simples motivo Viver! Sobreviver! como? Não alterando o Meio, e sim se acostumar e integrar as suas mudanças naturais, pois faz parte do ciclo se renovar, e do jeito que está não dá. Muito Consumo, e o uso dos recursos naturais, desenfreado é uma cultura, que se não mudar a nossa espécie pode ser extinta. "Os mesmos que se acham superior, é os mesmos que caçam sua própria extinção". Detalhe as empresas, que plantam muitas mudas de Pau Brasil, não tem um estudo de como a natureza vai assimilar, por que ela detém um equilíbrio sobre todo ecossistema, no entanto, continuam a plantar, por isso é difícil saber o que pode acontecer, mas uma coisa é certa a natureza vai responder por toda alteração ao qual o Ser Humano vir alterar, a cada ação uma reação...
                                           Imagem: 4. Composteira. Estação 8°
                        A composteira deve ser montada em camadas ricas em carbono e nutrientes.


A compostagem é a transformação da matéria orgânica ( resto de alimentos, animais, esterco, vegetais e serragens) em adubo, como resultado da ação de microorganismos e pequenos animais. A composteira deve ser montada em camadas ricas em carbono e nutrientes. É importante que essas camadas sejam sempre umedecidas, mas sem excessos. No meio da explicação surgiu outra pergunta e dúvida pairava pelo ar, se era possível usar urina humana na compostagem...E as opiniões foram formadas...Eu quetinho apenas observando, 2 dia de estagiário é sempre bom lembrar, tudo muito novo, mais tudo muito rico em matéria de aprendizado... A 1° Trilha tinha ali mais uma aula de conhecimentos e registrando tudo, atento a cada opinião, e as opiniões se dividiam...enfim, alguém contestou... Como pode ser, acho que não deve por um simples motivo. Na urina contém ou pode conter substâncias patogênicas e poderia vir a ser prejudicial. O instrutor acabou com a dúvida de todos e disse que poderia sim, ter essa mistura. Por que ali junto a todas bactérias, uma se sobressai a outra, uma espécie de sobrevivência e seria uma bactéria patogênica, tentando sobreviver no meio de uma querendo engolir a outra. Vale ressaltar que esse assunto foi muito interessante, e o instrutor soube lidar com o tema e esclareceu as dúvidas, no mínimo a minha sim, conforme foi o rumo da conversa. Voltando... A compostagem é uma prática importante, pois dentre outras coisas, reduz a quantidade de lixo que enviamos aos aterros e enriquece a terra com nutrientes, favorecendo as plantas e os ciclos naturais que garantem a qualidade de vida, inclusive para os seres humanos.

Fim de Trilha... Ufá! Pensa que acabou, pois é, ainda tem mais, dali em diante eu estava encantado com tudo que tinha visto, já pensando nessa postagem para o blog, mostrando minha experiência sem demagogia, sem hipocrisia, só contando como foi cada passo, cada sentimento, cada experiência, cada passo, enfim, chegamos ao planetário onde cada estagiário, plantou uma muda. Todos se apresentaram, conforme o pedido de uma amiga, e ali logo de cara que coincidência logo após o Leandro, Domingos, Ana (psicóloga) se não for esse seu nome desculpa...mas ai eu, ali me apresentei, e ainda nervoso, apenas disse meu nome é Milton, 2° dia de estagiário, 1° Trilha, Parque Vila dos Remédios, e só...fiquei em silêncio! Ai me perguntaram qual curso você faz. Nossa é mesmo! Eu faço Gestão Ambiental, enfim, após todos se apresentarem uma salva de palmas para os funcionários do parque, que ali estavam e prestaram uma manhã, de extremo conhecimento, somando valores, agregando a iniciativa ao saber, ao querer, ao aprender, ao respeitar, ao questionar, ao viver e fazer parte desse mundo meio ambiente.

Agradecimentos: Por não saber o nome de cada estagiário, agradeço a todos por estar ali, por mais que não os conheço de nome, enfim, somos unidos pela mesma força, cuidar, ensinar, educar, o meio ambiente é nossa fonte mais segura, de continuidade de vida, vamos preserva-lo. Término esse post com uma grande alegria, aliviado, agradecido, a 1° Trilha, 2°dia de estágio, Algo que não se pode dar um valor e sim buscar o valor em si e o transforma-lo de forma que outras pessoas, acabem por enxergar esse por si só.  

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews