Saturday, December 25, 2010

Mudanças Climáticas e COP 16

Mudanças no clima, desastre naturais, é assim que ouvimos de autoridades uma boa desculpa, ou não? Infelizmente é uma realidade dizer que muitos desses desastres naturais é falta de comprometimento de nossas autoridades. Alguém falou em desastre? Há é a força da Natureza? Será? Enfim vamos procurar ao meio dessa leitura entender alguns aspectos fundamentais desse fenômeno chamado Mudanças Climáticas.
Protocolo de Kioto. Você leitor já ouviu falar, sabe o que é o protocolo? Pois bem vejamos e entendemos. A poluição é um efeito existente a muitas décadas atrás, portanto, estudos apontaram que é preciso mudar esse ritmo. Sendo assim autoridades mundiais assinaram um acordo em 1997 por 189 nações, O Protocolo de Kioto, que visa reduzir as emissões de gases  de efeito estufa em 5 %. O Protocolo entrou em vigor em fevereiro de 2005 e prevê que suas metas sejam atingidas entre 2008 a 2012 quando o acordo termina. Agora meus leitores amigos, pasmem "Estados Unidos" e "China" os países mais desenvolvidos, não assinaram esse acordo. As maiores economias do mundo não pretendem aderir ao acordo e optar por salvar o planeta. Um dado curioso a China, entretanto, é o país que mais investi em energia limpa. Considera a prioridade de crescer a economia do país e o meio ambiente e mudanças climáticas deixa para depois. O Estados Unidos viu a BP, empresa de Petróleo causar o maior desastre de todos os tempos no golfo do méxico, valores estes incomparáveis, tanto que agora é agora, depois de ter ocorrido um desastre é muito mas difícil explorar petróleo nos mares americanos. China e Estados Unidos maiores emissores de efeito estufa não assinaram o acordo argumentando afetarem a economia dos países.
No começo da leitura desse texto foi mencionado desastre natural, autoridades falta de comprometimento, enfim, que interessante no Rio de Janeiro existia uma favela em cima de um aterro sanitário, onde há muitos anos atrás funcionava um lixão, porém, ninguém das autoridades sabia dos riscos que um local contaminado, traria a saúde das pessoas, que ali viviam? o mais interessante é que o governo cobrava imposto? dessa área, e quando o pior aconteceu, escuto uma frase do maior representante do povo o Presidente diz é a força da natureza? você leitor concorda? Choveu muito. sim. Mas quem não sabia que o local ali habitado não era apropriado, eu ou você, é por essa e por outras acham que somos bobos, e a culpa é da natureza.
A COP 16, no méxico em cancun não obteve um grande avanço os grandes responsáveis continuam omissos , infelizmente é a realidade e um novo acordo ainda não se foi firmado. A Mudança Climática é algo aparentemente visível, porém, muitos não sabem que o pior ainda esta por vim e algumas especulações já estão existindo, olhem bem para essa informação é chocante e analise bem, Já se pensam em morar em outro planeta, estudos e milhões e bilhões e trilhões...Muitas vezes pensamos existe ets, e nos vemos em uma situação em que, nós podemos esta destruindo nosso planeta e somos os ets, em busca de outro planeta?
Ainda é tempo, mas o ser humano que se julga tão inteligente, será capaz de lidar com um fato inusitado que é sem dúvida nenhuma sobreviver. Onde a temperatura vai aumentar, a água vai acabar, a guerra vai começar, alguém dúvida disso, é o nosso futuro é incerto, o que podemos fazer? É a resposta é você mesmo, tem que saber o que fazer? Eu sei que não vou mudar o pensamento e as atitudes de ninguém, porém, sinto-me na obrigação de deixar minhas palavras, o mundo hoje é uma incógnita...o que vai acontecer prefiro não imaginar, e sim pensar que podemos reverter esse quadro obscuro.

Thursday, December 2, 2010

Marketing Verde

Marketing Verde
Revolução Industrial século XVIII/ XIX, Taylor viu o marketing como um serviço comercial século XX.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, algumas fases do marketing de modo geral e seu conceito.
-Mercadologia ações de mercado com visão ampla.
·         Aumento da Produção
·         Atrair o Consumidor
·         Concorrência

O Marketing em si é basicamente isso englobado com 4p’s Preço; Produto; Praça; Promoção. Bem se falou um pouco de Marketing, enfim, o que é o chamado marketing Verde? É a onda do momento por quê? Entenda.
Pensando em mercado, hoje a sustentabilidade exerce o divisor de águas para o lucro no mundo, então é possível relacionar o econômico, social e ambiental. Ambiental o chamado Marketing verde, preciso é a ideia que o consumidor compra, porém, muitos não sabem usar essa ferramenta conhecida como onda do momento.
1.    Criação, ou seja, uma comunicação presente aliada com o produto final.
2.    Valor, não a moeda e sim o respeito, qualidade do serviço prestado.
3.    Estratégia, pesquisar o produto agregado ao valor com o meio ambiente.

O mundo o qual vivemos, necessita de produtos ecológicos, e uma evolução técnica e constante. O produto ecológico supriu as expectativas, engloba o conceito reduzir o ciclo de vida de todos os produtos.
Um produto ecológico visa atender o interesse do consumidor, e a sustentabilidade por quê? Veja: Consciente de que a saúde do planeta e de seus habitantes depende de atitudes ecológicas, a criação, juntamente com o valor, contribui para o desenvolvimento da estratégia, e por fim trabalhar em prol de um futuro sustentável.
A nova onda do momento nos proporciona a uma cultura, que cada um deve fazer a sua parte.
O destino do lixo reciclável Alguns deles...
Material e Usos
Sacolas ou
Brinquedos
Triturados e derretidos, voltam como matéria-prima nas indústrias para fazer novos produtos.
Caixas de
Leite e suco
O papel contido na embalagem se transforma em papel reciclado para caixas de papelão ou para escrever e imprimir. O plástico vira parafina e o alumínio assumem a forma de lingotes para uso em latas e outros produtos.
Tubos
De creme dental
Moídos e prensados, se transforma em placas para fazer móveis, divisórias ou painéis para a construção civil.
Papel
Papelão
Retornam para as fábricas e viram papel de embalagens ou para escrever e imprimir.
Latas
De aço
São usadas para fazer novas latas ou compor produtos à base de aço, como automóveis.
Latas
De alumínio
Transformam-se em lingotes para a produção de novas latas ou objetos metálicos para diversos fins.
Garrafas
Pet
Recicladas como fibras para uso em cordas, vassouras, carpetes e tecidos. São usadas para fazer resinas e tintas ou novas garrafas
Pilhas
E baterias
Os componentes químicos e metais, separados, são usados para fazer novos produtos.
Computadores
E celulares
Computadores velhos podem ser dados para reutilização em projetos sociais ou desmontados para aproveitamento dos metais, plásticos e outros componentes. Celulares se transformam em novos objetos metálicos.

Mercados verdes, Ecoturismo, Tendências da nova onda Marketing Verde.
·         Orgânicos
·         Ecológicos (certificados)
·         Biodiversidade (madeiras certificadas).
·         Infra- estrutura sustentável: Tratamento de resíduos, reciclagem.
·         Tecnologias limpas: Biodiesel
·          Serviços Ecoturismo, ambientais ONGs.
É um diferencial sim. Depende da sua opinião consumidora, sua informação é fundamental, o marketing verde está ainda no início, porém, é bom divulgar esse produto ecológico e com menos impacto ao meio ambiente, enfim, a informação esta aqui. O Produto com selo verde, trás no mínimo uma consciência que compramos um diferencial de mercado.
Um Produto com selo verde chamado ecológico, a onda do momento precisa de conceitos para levar tal credibilidade.
NBR ISO 14000
14040. Ciclo de vida
14041. Análise do inventário (produtos)
CERTIFICAÇÂO E ROTULAGEM AMBIENTAL.
“FAÇA SUA PARTE”.

Wednesday, November 17, 2010

O verão e o mosquito da Dengue...

DIVULGUEM POIS SERÁ MUITO ÚTIL NO VERÃO ONDE OS MOSQUITOS SE PROLIFERAM MAIS.
SERVE PARA QUALQUER MOSQUITO, ATÉ O COMUM "PERNILONGO" OU MESMO O DA DENGUE.  Como matar mosquitos ecologicamente correto.
Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a  dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.
O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros.
A seguir estão os passos a desenvolver:
1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar  a parte do gargalo:  
[]
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
[] 
3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
[]
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
[]
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
[]
Em duas semanas você vai ver a quantidade  de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.
[]
Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar  esse método muito útil em  escolas, creches, hospitais e residências.
Não se esqueça da dengue.                  fonte:Planeta_Ambiental@googlegroups.com.

Dengue? O que têm haver com o meio ambiente?
Um interessante tema a ser abordado "Dengue". Quando perguntado qual importância, esse tem com o meio ambiente. Águas paradas uma velha história, sim muitos ainda não se mobilizam conforme o problema proporciona. Deve-se levar em conta que propagandas, alertas, divulgação, notícias, atribuída ao assunto não tem faltado nos meios de comunicação. No entanto, os números não favorecem a crescente casos, principalmente em São Paulo. Situação a qual não podemos ser hipócritas de dizer que não sabemos o porquê da crescente elevação de casos da dengue. Embora seja importante relevar a pergunta. Dengue o que têm haver com o meio ambiente? Agir certo ou errado contribui e muito para um avanço, ou um retrocesso. Certo é agir com respeito ao meio ambiente, não descartando resíduos em lugares ao qual o mosquito o torne sua casa. Então o errado além de prejudicar a saúde de forma geral, condiciona o vírus de uma forma bem ampla no meio ambiente, dando aos seus descartes indevidos, oportunidade ao receptor do vírus se proliferar e a causar mortes de muitas pessoas.
Dengue você conhece essa doença?

Deixo claro que o objetivo é alertar a todos, a possíveis sintomas da doença, enfim, vejamos esses:

Infecção Inaparente. A pessoa encontra-se contaminada pelo vírus, porém, não apresenta nenhum sintoma.

Dengue Clássica. Os sintomas apresentados na dengue clássica, geralmente duram por volta de 7 dias. Apresenta febre alta (39° a 40°c), cansaço, enjôos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e dor abdominal muito frequente em criança.

Dengue hemorrágica. Grave, no entanto, os devidos cuidados pós-descoberta do vírus pode evitar a morte da pessoa infectada. Este tipo de Dengue pode causar: Hemorragias nasais, urinárias, gengivais, gastrointestinais e uterinas.

Dengue síndrome de choque. A infecção relatada a esse tipo de dengue é considerada a pior de todas anteriores. É fatal devido a queda de pressão arterial. A pessoa infectada apresenta: pulso quase imperceptível, auterações neurológicas ( depressão, sonolência, delírio, coma, irritabilidade, sinais de minigite, demência e paralisia), Hemorragia digestiva e Insuficiência hepática.


"Aedes Aegypt. Assim cumprindo uma etapa que tomou por decisão própria, ajudando o seu próximo e a si mesmo. O exemplo de como matar o mosquito está na postagem, o recado foi dado e a escolha é sua.


Friday, November 12, 2010

Convenção da Biodiversidade Biológica

O Primeiro Passo

Um assunto especial, vale a chamada "Essencial." Biodiversidade é o tema, contudo para o equilíbrio na terra. Só para entendermos, estamos falando de um mundo em busca de alternativas. É preciso mostrar números de pesquisas, mas antes.....Uma pergunta? Qual o caminho para reduzir o consumo global? Você tem ideia a dimensão desse assunto. Prestamos atenção nesses dados...Os recursos naturais são finitos...Muito cuidado, o futuro é...isso mesmo uma incógnita. As pesquisas mais recentes, nos deixam preocupados com o aumento da população mundial, e contudo com a necessidade, destas para o uso insustentável dos recursos naturais. Pesquisas apontam excesso de 50% de consumo, comparado com a capacidade de composição do planeta, e em 30% a perda da biodiversidade global registrada em 40 anos. Quantos nós hoje somos, 7 bilhões de pessoas. Já se tem como meta baixar as taxas de crescimento da população, principalmente baixar os consumo de países industrializados, estes os maiores consumidores.Valores equivalentes....Qual o preço da nossa biodiversidade...Não tem preço. A estimativa é de chegarmos à nível de população a 7,67 bilhões em 2020, a 8,3 bilhões uma década mais tarde, a 8,8 bilhões em 2040 e a 9,15 bilhões na metade do século. O primeiro passo para o equilíbrio na terra foi dado, em Nogoya, onde aconteceu o acordo visando um mundo sustentável. Ainda se lembra da 1º pergunta, o caminho é [...] Já ouviu em 3R? você sabe o que significa? Vamos então decifra-los. Reduzir quando falamos em reduzir o que lhe vem na mente? Reutilizar mas o que especificamente? Reciclar há é reutilizar? Quando nós falamos em  reduzir, é o (consumo,desperdício e a dependência dos recursos naturais não renováveis "petróleo") Reutilizar a água por exemplo da chuva, para lavar o quintal e regar as plantas e diversos fins. Reciclar é aproveitar os detritos, os quais descartados voltam a ser aproveitados como matéria prima. Quando falamos em Educação Ambiental é modo mais sereno de mudar o hábito que existe hoje. Mas é bom lembrar que este, é um trabalho de longo prazo e a base são as crianças. A conferência foi encerrada, com uma ótima notícia. Nela foi aprovado um "protocolo" que, entre outras disposições, propugna por pelo menos 17% da superfície terrestre dos continentes e 10% dos ecossistemas marinhos como áreas protegidas. É preciso rever nossas discussões sobre o Código Florestal Brasileiro, em tramitação no congresso Nacional.     Além dessas metas, o "protocolo" determinou regras com respeito ao acesso e repartição de benefícios decorrentes da utilização  da biodiversidade. É uma forma de proteção das multivariadas formas de vida assumidas pela natureza. Assim, se um produto farmacêutico novo ou um cosmético a ser desenvolvido usar uma planta de determinada região, esta deverá receber parte dos benefícios decorrentes desse uso. Da mesma forma, ao utilizar o conhecimento tradicional de determinado grupo social, este deverá compartilhar os lucros financeiros desse uso.Também se aprovou em Nogoya um significativo plano de ação para os governos subnacionais, o que dará impulso aos trabalhos de conservação da biodiversidade desenvolvidos por Estados e municípios. Depois de 20 anos de negociações, desde a assinatura da Convenção da Biodiversidade na Rio-92, para que se chegasse formalmente a esse acordo. Cabe ao Governo agora implantar, leis que reforcem a defesa do nosso patrimônio, e garantindo de fato a proteção da biodiversidade. O primeiro passo foi dado, agora basta saber se vamos progredir ou retroceder.  

Sunday, October 31, 2010

A Preservação da Flora é um Dilema.


O que você considera importante hoje? A preservação da flora? Por quê? Um dilema...



Entenda...



Vamos entender um pouco, o que significa preservar, obvio não destruir é só isso? Não. Legal! O público, que entende do assunto espera algo chocante ou não; “A vida na terra, está cada dia mais difícil, a flora é importante para..." Equilíbrio é o ponto da questão. Meio Ambiente, vamos proporcionar o que o assunto propõe. A Flora é fundamental para o equilíbrio do Planeta, a difícil missão é de todos, porém, nem todos tomam para si esta responsabilidade. "Se não podemos deixar um planeta melhor para nossos filhos, lutamos juntos para dar um planeta no mínimo igual, para nossos descendentes netos, bisnetos, gerações futuras enfim..."



Mas você se preocupa? Este é o ponto onde quero chegar, o argumento é você chegou aqui. Há! Digo você! Eu também me incluo neste contexto! Ok! A floresta, uma árvore, plantas, enfim... Já se encontrava no ambiente,ou não? Sim e por que nós modificamos o ambiente em que vivemos generalizando sabe por que. A culpa do capitalismo é essa nossa resposta. Pode-se dizer que sim, porém, o universo da questão vai além... Muitas são as perguntas? Mas só temos uma resposta, sabe qual? Um dilema...



Em um texto com muitas perguntas, e um interesse geral. O obstáculo que está em jogo é o dilema. A economia explica e exemplifica o tal dilema. Afinal estamos falando da flora, essa têm uma vida curta pelo que nós vemos nos últimos dias, de fato a economia tende a crescer explorando o máximo a flora. A agropecuária, indústria, construção civil, enfim, é lucro o que importa. Lembra o tal dilema. Agora vamos cair de fundo e mostrar o que é esse dilema.



A natureza é um objeto de riqueza, porém explora-se sem planejamento visando somente o retorno. Agora vamos entender que a natureza; Uma fonte que se secar, a mesma o dinheiro não vai trazer de volta.



Desmatamento para ambos os fins, afeta no clima do planeta, afinal está tirando árvores para fins para quais os meios pode realmente levar ao fim, estes de espécies de plantas, de animais que depende de um habitat sem modificações, qual o ser humano interfere sem um estudo de impacto ambiental, assim sendo benéfico para seu lucro apenas. A flora a mesma pode ser usada como remédio medicinal, alimento, condições para vidas de animais, que dependem de tais condições para sobreviver. A vegetação da flora se faz presente, é notável perceber uma árvore não tem preço, uma planta não tem preço. Quanto nós estamos dispostos a diminuir esse impacto ambiental, que se faz presente em nosso meio ambiente, passo a pergunta para todos nós, o que faremos para não acabar com nosso maior tesouro.

O Brasil tem uma das áreas de florestas nativas mais belas do mundo, e a Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, é muita riqueza natural, a qual é finita e devemos nos preocupar. 



Sabendo que a Flora é tão importante o que você fará agora? E ai o que me diz? É difícil é parece que sim, mas não é não, o que é preciso saber é que o aquecimento global existe. Se continuar o desmatamento desenfreado, se não cobrarmos políticas públicas, que proteja nossos interesses em continuar vivendo, com a bela natureza, que volto a repetir já encontramos aqui quando chegamos, vamos todos ter que pagar por erros que poderia se ter evitado, este tal dilema a preservação da flora depende, de como educar os nossos filhos a partir de agora, o exemplo é você. Pense nisso.



Art.225. Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, portanto, é dever de todos: preservá-lo. A princípio são esses os instrumentos, agora cabe a você decidir o que é melhor para você, uma sociedade comprometida começado por você, ou uma sociedade despercebida e tão pouco preocupada, com o direito coletivo e um mundo sustentável.
Milton Santos



Thursday, October 21, 2010

Empreendedor parte 2 continuação...

De Onde Vêm as Boas Ideias de Negócios

"Você pensa que as grandes ideias, estão associadas a genialidade e imaginação, vamos por partes afinal é preciso ser um gênio? Para se ter uma boa idéia? Não. É isso mesmo você só precisa de coragem, imaginação, criatividade e não ter medo de expor suas ideias.
Um empreendedor busca a inovação praticamente todo dia. Pensa em uma sacada genial, muitas vezes tem ideias ousadas mas fica com medo de arriscar, preferi optar sempre por soluções mais seguras e, portanto, menos arriscadas.
Quando as ideias morrem mesmo antes de nascer, três venenos que minam as ideias criativas, é bom todos se conscientizar de quais são esses famosos venenos.
- Pressão, Medo, Excesso de Informação.
* Antes de mais nada, no mundo de negócios a pressão é continua.Você deve querer muito desenvolver seu potencial criativo. É preciso ser persistente, o processo de inovação busca resultados imediatos, ou seja,
pressão por resultado, as vezes inibe as ideias  revulocionárias.
*Medo a ideia básica é não arriscar.Mas como seremos criativos se nossas mentes já não são naturalmente criativas, onde optamos sempre por soluções mais seguras.Uma contradição básica que é preciso eliminar,portanto, não se inibir a inovar.
*Excesso de informação, é preciso sair de regras, é muita informação em um espaço curto de tempo, na era digital nos vemos inundados de informações diárias, as quais são curtas, instantâneas e, não bastante claras.
Para lidar com tal problema é preciso ir além, ter um tempo de se pensar, estudar e investigar todas informações com calma. O interessante é se concentrar em um objetivo, assim ficando imune a tanta informação.


Estratégia É Fundamental Para Um Bom Negócio

A estratégia é fundamental para se ter um bom negócio, é bom reforçar a ideia que um negócio precisa ter uma dose de pertinácia ( para não desistir no meio do caminho). Relacionamento é imprescindível que você tenha uma rede de relações com clientes. Rapidez  para registros de patentes, afinal no mundo dos negócios  não se pode perder o direto de exclusividade.

Conceitos para um bom negócio.
  1.  BUSQUE O PROBLEMA
  2.  MUNICIE-SE DE INFORMAÇÕES
  1. O empreendedor é inovador, curioso, o conceito para a busca do problema é não aceitar que está tudo resolvido. Como inovador sabe que sempre há uma porta a se abrir. O negócio obedece este processo tudo pode ser melhorado. Ele curioso sabe que a atitude é acompanhada por uma boa orientação,sendo assim tem que estar aberto as informações que estimulam o desbloqueio do problema.
  2. O empreendedor deve filtrar suas ideias, o grande excesso de informações o leva a diversificar informações. A estratégia é sair, comparecendo a palestras, frequente em lugares novos, que obrigue a sair da mesmice.

"RECEITA DE INOVAÇÃO" O PESQUISADOR AMERICANO R.J. ESTERNBERG, em seu texto "A natureza da criatividade" , trata as boas ideias de negócio como produto de uma combinação que reúne habilidades intelectuais, conhecimento, estilo de pensamento, personalidade do empreendedor e ambiente no qual a ideia é concebida. Na opinião dele, existem três habilidades fundamentais para que ocorram os chamados saltos criativos: poder de síntese, capacidade analítica e raciocínio prático-conceitual-este, último, bastante útil para persudiar terceiros sobre o valor da ideia que se deseja vender.

Tuesday, October 19, 2010

MPI V Congresso da Micro e Pequena Indústria Fiesp e Ciesp 1 parte

Créditos e Soluções 

A Indústria cresce conforme, seus progressos levando-se em conta que o mercado exige uma economia constante.Vamos localizar e focalizar, avanço das micros e pequenas indústrias,vejamos os balanços positivos e uma crescente produtiva da indústria.
A visão que se tem do mercado hoje é de uma economia crescente, e falta mão de obra qualificada para manter a economia e o desenvolvimento do país. As Soluções é investir na educação e cobrar do governo políticas públicas, estas que complementariam o crescimento da micro e pequena indústria.
Créditos- Vamos falar da crise internacional, o país se encontrou em condições que as grandes indústrias,demitiu muitos funcionários e as pequenas indústrias contratou, assim permitindo que a crise não atrapalhou o desenvolvimento da micro e pequena indústria.
Soluções- O aceso ao crédito sem dúvida, gera uma economia sustentável permitindo o avanço das pequenas e permitindo o crescimento da mesma.
Deputado Federal "Claudio Vinhate é preciso melhorar as distribuições de renda muito mais consistentes."

Empreendedor 

Um importante cenário da economia é a visão que se tem do empreendedor, a forma como esse fenômeno cresceu é notável por toda sociedade. A questão agora é vamos deixar os pequenos ser grandes? -Bom tratando o assunto com o objetivo de desenvolvimento,  precisa-se  de um fórum competente que visa normas e leis que possibilite o crescimento do pequeno e micro empresário ou empreendedor. Mudar a cultura do pequeno empreendedor para que venha ser um grande empreendedor.
 Presidente da FIESP, Paulo Skaf "O empresário acaba fazendo todo o trabalho burocrático".
O empreendedor precisa unir-se com os demais para assim reivindicar com mais forças seus direitos. Vemos um mundo muito individual entre os empreendedores é preciso um trabalho conjunto, assim todos podem sair ganhando.Cobrar por exemplo alvará provisório de 150 dias, e alvará definitivo.
Palestrante "Miguel Jorge Inovação o empreendedor individual empregou 14 mil funcionários no ano".
Vivemos um dilema ser ou não ser. Depende das políticas públicas...continua...

visitas Total

Free counters!

Total Pageviews